Crea-MT apresenta “Sistema Confea/Crea e Mútua” para acadêmicos de Engenharia da Unemat

23 de maio de 2023, às 15h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego no mês de maio ministrou palestra para acadêmicos de Engenharia Civil   da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Lucas do Rio Verde sobre o Sistema Confea/Crea.

A apresentação que teve como tema “Sistema Confea/Crea e Mútua” foi conduzida durante a disciplina ministrada pelo prof. assessor administrativo da Reitoria e eng. civil, Francisco Lledo e teve como objetivo demonstrar o funcionamento do Crea-MT, bem como as oportunidades oferecidas pela Mútua para os futuros egressos.

“O encontro proporcionou maior diálogo entre as entidades. Além disso, convidamos os alunos para participar do 1º Congresso Brasileiro de Engenheiros Empreendedores – Coben/ABENC-MT”, que ocorrerá em junho deste ano”, explicou Juares.

Na oportunidade, o presidente do Crea-MT detalhou sobre o funcionamento Crea-MT, que é um órgão público de autarquia federal que tem como alguns de seus objetivos: proteger a sociedade, conferir atribuições, valorizar o profissional e definir as penalidades, zelando pela ética profissional da engenharia, agronomia e geociências. Atualmente o Sistema Confea/Crea de Mato Grosso ultrapassa 35 mil profissionais registrados e conta ainda com 250 cursos dentro das Engenharias, Agronomia e Geociências.  “Costumo dizer que, às vezes, chega às instituições de ensino superior que o Conselho não ajuda o profissional, que só arrecada. É o conselho quem dá atribuição ao profissional e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim a existência de um técnico habilitado no local”, destacou Juares durante a palestra.

“Aconteceu a visita e palestra na minha disciplina, uma das últimas da turma de formandos. Com apoio da Prefeitura e do Conselho de Classe, na figura do nosso presidente, serão colocados mais de 30 profissionais após conclusão do curso, na cidade de Lucas de Rio Verde” disse o professor eng. civil, Francisco Lledo

Por meio de assessoria, a reitoria da Unemat de Lucas do Rio Verde, Vera Maquêa agradeceu os esforços de Juares e do Regional, e afirmou que ações como esta tendem a aproximar a universidade pública e do Estado com o Conselho de Classe.

Na oportunidade, o diretor-financeiro, eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, falou sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), conhecida como o braço social do Sistema. A instituição em questão oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam uma melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos pessoais.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR), com informações da assessoria