Crea-MS promove palestras de boas práticas da construção civil

6 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Engenheiros, arquitetos, calculistas, projetistas, estudantes, professores, além de representantes de construtoras de Campo Grande participaram, no dia 3 de dezembro, no auditório do Crea-MS, do “Ciclo de palestras da Comunidade da Construção”, para a promoção de boas práticas na construção civil.

O evento, que contou com as palestras “Alvenaria de vedação com blocos de concreto” e “Revestimentos de Argamassa” , também apresentou ao público de Campo Grande o sucesso do projeto Comunidade da Construção, que reúne integrantes da cadeia produtiva da construção civil em busca de melhores índices de produtividade e qualidade dos produtos. O projeto está presente em 17 pólos espalhados pelo Brasil e conta com a participação de 250 construtoras cadastradas.

Palestras
Ao apresentar a palestra ” Alvenaria de Vedação com Blocos de Concreto ” o professor Márcio Faria aplicou os conceitos de racionalização da construção, que proporciona a redução de tempo e dinheiro na conclusão da obra. A alvenaria com blocos de concreto permite planejar e organizar todo o processo construtivo antes do início da obra, calculando inclusive os números de blocos que serão utilizados para evitar desperdício. A economia financeira chega a 30% do total de uma obra de alvenaria comum.

Já o professor Elton Bauer, da Universidade de Brasília, durante a palestra “Revestimentos de Argamassa” falou sobre as diversas aplicações e materiais utilizados na hora de revestir as construções. O professor vai ressaltar a importância da escolha de certos produtos na hora de aplicar o revestimento. Ele pesquisou que as construções na região Centro-Oeste sofrem com o clima local e, por isso, apresentam maior número de problemas nas fachadas que em outras regiões.

Fonte: Repórter MS