Crea Mato Grosso prestigia lançamento do Projeto Casa e Construção do Sebrae-MT

14 de agosto de 2018, às 18h33 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Representando o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT), João Pedro Valente, a diretora administrativa do Crea-MT, Rejane Mara Castiglioni Alves Scaravelli e a conselheira Marciane Prevedello Curvo participaram dia 09 de agosto no Centro Sebrae de Sustentabilidade, do lançamento do projeto “Casa e Construção”. O objetivo do projeto é disseminar e promover a inserção da cultura da sustentabilidade na cadeia de valor da construção civil, especialmente em escritórios de projetos de arquitetura e engenharias da região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. Na oportunidade, também foi lançada a solução: Trilha de Atendimento em Gestão.

A diretoria administrativa do Regional Mato-grossense, Rejane Castiglioni, afirmou que apoia a atitude do presidente em que o Conselho sempre estará presente em iniciativas que beneficiem positivamente o profissional da área tecnológica. “O Casa e Construção vem ao encontro dos profissionais da área tecnológica que pensam no futuro, ou seja, aqueles que tem um ‘olhar’ permeado pelos objetivos da sustentabilidade. Essa iniciativa do Sebrae também trará um novo nicho para os profissionais que estão iniciando a carreira”, detalhou Rejane.

Já a conselheira do Crea-MT, Marciane Curvo, afirmou que é de grande importância a participação do Regional Mato-grossense em projetos como este lançado pelo Sebrae-MT. “A ideia agrega engenheiros, agrônomos, além de profissionais da área da construção civil, enfim todos que tem o comprometimento com a sustentabilidade. As tecnologias tem avançado nos últimos anos, e muitas das vezes, não pensa no meio ambiente, que é onde devolve o profissional e a vida oferecida pela engenharia”, disse.

A solução, atenderá empresas de arquitetura e engenharias em formato combo, com palestras, oficinas e consultorias contemplando os temas de Tributos, Gestão Financeira, Planejamento, Formação de Preço e Elaboração de Contratos. Com as ações do projeto, estima-se que 10% das práticas sustentáveis e o nível de gestão aumentem.
“O Sebrae vai apoiar as empresas a desenvolverem em seus empreendimentos modernos métodos de gestão e práticas de sustentabilidade, que poderão estar presentes em seus processos criativos e produtivos, seguindo as tendências do mundo que hoje estimulam soluções inovadoras para um melhor uso dos recursos naturais e tecnologias acessíveis à população. Durante 18 meses, as empresas receberão uma intensiva atenção de nossa equipe técnica, que estará dotando conhecimentos com consultorias, capacitações, missões, intercâmbios e todo tipo de necessidade que possa ser identificada nessa trajetória”, ressalta a diretora técnica, Eliane Ribeiro Chaves.

A Gestora do Projeto Casa e Construção, Jessyca Rondon de Barros, explanou que o projeto “Casa e Construção” visa implementar ações para os negócios voltados à construção civil. “Desde 2010, quando inauguramos o Centro Sebrae de Sustentabilidade com arquitetura premiada, nos aproximamos desse público. Além disso encomendamos em 2014 um estudo feito pelo Centro Tecnológico de Edificações, CTE em São Paulo em que foram levantadas as principais dificuldades da cadeia de construção civil da Região Metropolitana de Cuiabá-MT”, explicou Jessyca.

Para o presidente do CAU/MT, André Nor, a parceria com o Sebrae visa ampliar os resultados para os pequenos negócios do setor. “O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MT) também atua no sentido de buscar oportunidades para os profissionais e o Projeto Casa e Construção vem ao encontro deste objetivo que é: levar informações, incentivar a inovação e o atendimento às normas. Ao elevar o nível de maturidade dos nossos profissionais, isso com certeza vai refletir na sociedade em geral com melhorias da produtividade e em serviços com mais qualidade neste importante setor da economia que é a construção civil”.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT