Crea Mato Grosso presente no II Seminário de Inspeção e Manutenção Predial

18 de novembro de 2019, às 8h34 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia
coordenador da CEEC do Crea-MT e coor. adjunto da CCEEC nacional, conselheiro Eng. Civil, eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior

Lembrando que a fiscalização do Conselho é um aliado da Engenharia. O tema inspeção e Manutenção Predial é de grande interesse do Crea-MT. O Regional Mato-grossense tem criado e acompanhado essas questões de proposituras legislativas e regulamentação de normas. Recentemente, o presidente João Pedro Valente esteve reunido com o governador Mauro Mendes, onde apresentou minuta do decreto que regulamenta a Lei n° 10.492/2017, já aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso(AL-MT) e sancionada pelo Poder Executivo, que determina a realização periódica de autovistoria, a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo Poder Público , nos prédios públicos, incluindo estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas, bem como todas as instalações, cria o Laudo Técnico de Vistoria Predial(LTVP) no Estado de Mato Grosso e dá outras providências”, detalhou   coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Regional Mato-grossense e coor. adjunto da CCEEC nacional, conselheiro   Eng. Civil,   eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, ao representar o presidente do Crea Mato Grosso, João Pedro Valente no II Seminário de Inspeção e Manutenção Predial realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Engenharia de Mato Grosso(Ibape-MT), quarta-feira, 13 de novembro , no auditório do Crea-MT.

O conselheiro destacou que o profissional tem que estar atento para a questão de inspeção predial, assunto importante não só pelo nicho de mercado, mas também com relação a proteção da sociedade. “ Coloco como exemplo a queda de um prédio em Fortaleza no estado do Ceará, recentemente, reflexo da falta de vistoria preventiva. Infelizmente tem que acontecer uma tragédia para as pessoas se adequarem   a esse requisito ”, disse o coordenador da Câmara Especializada da Engenharia Civil do Crea-MT.

Ao palestrar durante o Seminário, o presidente Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Engenharia (Ibape) Wilson Lang, o Ibape tem estimulado as regionais a desenvolverem ações relativas a inspeção predial, por tratar de assunto que envolve a segurança da coletividade.

“ Estamos em fase terminal de elaboração da norma técnica relativa a inspeção predial. Em decorrência de uma série de circunstâncias que vem ocorrendo acidentes que a imprensa tem divulgado, isso precisa ser contornado, tanto do ponto de vista da presença do profissional   especializado na área, como também dos instrumentos jurídicos que os órgãos podem disponibilizar fazendo com que a prevenção seja uma prática”, disse Lang.

Na visão do presidente da Entidade de Classe nacional, o Ibape está desenvolvendo várias questões, inclusive voltadas para ética. É preciso que os profissionais de engenharia, agronomia e arquitetura, vale ressaltar que a modalidade arquitetônica também faz parte Ibape, proporcionem acessibilidade de desenvolver o que chamamos de cultura do produto, levando a importância dessa natureza para o consumidor, dessa forma ele possa contratar adequadamente e ter o serviço da altura daquilo que ele precisa.

“ O principal objetivo do Seminário é informar os profissionais da Engenharia de como fazer um Laudo de Inspeção predial e esclarecer sobre a  lei de inspeção e obrigatoriedade de fazer verificações na estrutura de prédios para evitar sinistros, como incêndios que vem acontecendo em Cuiabá. “ Tivemos recentemente um caso em Várzea Grande, onde mais de 50 casas estão com rachaduras, obrigando famílias a desocuparem suas residências. O Ibape trabalha justamente para que seja cumprida as novas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) evitando que as edificações prejudiquem e não dê prejuízo as famílias”, disparou o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Engenharia em Mato Grosso (Ibape) (Ibape-MT) e vice-presidente do Ibape nacional, José Francisco Ortz.

Coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada(FPI) do Crea-MT, Reynaldo Magalhães

O encontro contou com a participação dos palestrantes: Palestras: José Francisco Barbosa Ortiz-presidente do Ibape-MT e vice-presidente do Ibape nacional, Wilson Lang-presidente do Ibape Nacional, Juares Samaniego, diretor financeiro da Mútua nacional e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Miguel Zaim, presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/MT e a Eng. Márcia Salles, especialistas em patologias de Edificações.

Além da presença da Fiscalização Preventiva do Crea Mato Grosso (FPI), dos conselheiros do Crea-MT, Clóvis Albuquerque, Ronaldo de Abreu Gonzales, Bruna Becker, do presidente da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (AESA-MT), Jesse Barros, assessora técnica do Crea-MT, Sara Sueli Atílio, profissionais do ramo da Engenharia de Mato Grosso e Corpo de Bombeiros.

 

Texto: Cristina Cavaleiro/ fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT