Crea Mato Grosso presente no 1º Encontro Sobre Calagem “Desvendando Mitos “

28 de maio de 2019, às 17h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Joaquim Paiva prestigiou o 1º Encontro Sobre Calagem “Desvendando Mitos”, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário de Mato Grosso (Sinecal-MT) realizado dia 24 de maio na Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Senai Mato Grosso.

“ O Crea Mato Grosso agrega todas as engenharias, contabilizando em torno de 235, entre elas a agronômica, que trabalha diretamente com o solo. Então para esse contexto é de suma importância discutir a calagem, adubação, solo de cerrado e de mata, ou seja, o evento aborda todos esses assuntos ligados extremamente a agronomia”, destacou Joaquim Paiva.

Ainda de acordo com o vice-presidente do Crea-MT, o uso da calagem no solo em Mato Grosso é considerado “mito” por ser um tema novo.   Em décadas atrás mudava o local do plantio para recuperar o solo. O calcário veio para reutilizar o solo anterior. Com esse produto, pode plantar no mesmo local.

O evento reúne engenheiros agrônomos, agricultores, pecuaristas, industriais, técnicos agropecuários e estudantes universitários. Um público seleto, que recebeu orientações de renomados especialistas.

Superar equívocos reproduzidos pelo senso comum, com o apoio da pesquisa científica e o compartilhar de conhecimento. Esse é o enfoque central do 1º Encontro Sobre Calagem: Desvendando Mitos, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário de Mato Grosso, Sinecal-MT. A expectativa é reunir mais de 300 participantes. As palestras foram conduzidas pelos engenheiros agrônomos Leandro Zancanaro, Luiz Gonzaga e Anderson Lange.

“A importância da calagem no sistema de plantio direto” é o tema da palestra que abre os trabalhos do encontro, que será proferida pelo Mestre em Ciências do Solo e diretor da Fundação MT, Leandro Zancanaro.

Entusiasta da adoção do sistema de plantio direto na agricultura mato-grossense, ele destaca que a rotação de culturas junto ao correto manejo dos solos é essencial no cuidado com a produtividade das lavouras a médio e longo prazo.

“O impacto da acidez do solo na produtividade das culturas” será a explanação conduzida por Luiz Gonzaga, Mestre em Produção Vegetal e ex-professor do Centro Univag. O tema traz para as discussões entre os participantes um compêndio de resultados de várias amostras de solos analisadas em laboratório, com o rigor técnico-científico necessário ao diagnóstico e conclusões importantes ao desenvolvimento da atividade agropecuária no Estado.

O 1º Encontro Sobre Calagem de Mato Grosso destaca ainda no ciclo de palestras a temática “Doses crescentes de calcário no sistema soja/milho e comportamento do corretivo no solo”, assunto guiado pela experiência de Anderson Lange, Doutor em Energia Nuclear na Agricultura e professor titular da UFMT-Sinop.

Dedicado pesquisador das interações entre o calcário e a adequada correção da acidez dos solos tipicamente ácidos no Cerrado, Lange lidera há cinco anos denso estudo sobre as doses ideias de calcário nas culturas de soja e milho. O campo experimental se concentra em Sinop, no Norte do Estado, e outros experimentos estão sendo implantados em três municípios do interior mato-grossense, considerando a mais nova fase da pesquisa que já trouxe resultados relevantes ao cenário da ciência agronômica.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações da Assessoria