Crea Mato Grosso presente no 1° Enasc em Brasília

25 de novembro de 2022, às 17h28 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A assessora da Comissão Crea Júnior do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Jeyselene de Souza Ferreira, participou, juntamente com assessores do Crea Júnior de todo o país, da primeira edição do Encontro Nacional de Assessoria ao Crea Jr. (1º Enasc). O evento foi realizado neste mês de novembro, em Brasília (DF).

“Essa foi uma oportunidade para nós, representantes dos regionais do país, trocarmos experiência e desenvolvermos ideias que venham ao encontro do Sistema Confea/Crea”, destacou Jeyselene.

Na ocasião, foram debatidos o regimento do grupo, sua estrutura e seu papel, entre outros temas. “Essa gestão tem dado muito apoio: tivemos avanços como a tramitação no Congresso do Projeto de Lei 1024/2020 e a participação na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Em breve o Crea Júnior estará institucionalizado e estruturado”, pontuou a coordenadora nacional do Crea Júnior, eng. agrônoma Luana Matos, em sua fala de abertura.

O coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), conselheiro federal eng. eletricista Evânio Nicoleit, listou instrumentos que evidenciam a valorização do Crea Júnior: a Resolução nº 1.074/2016 e as decisões plenárias nº 1185/2022 e nº 896/2022. “Fortalecimento e avanço é um desejo do presidente e professor Joel Krüger”, informou Nicoleit.

“O programa já tem 22 anos, em breve ele passará a integrar a estrutura do sistema. Este encontro qualifica muito a discussão”. Antes de encerrar sua fala, o coordenador da Cais mostrou um exemplar da Carta Aberta aos Candidatos Políticos de 2022, aprovada pelo Colégio de Presidentes e pelo Plenário Federal e entregue a diversos candidatos antes das eleições. “Aqui estão colocados nossos potenciais, nossos desafios e como podemos, profissionais, contribuir para o desenvolvimento nacional”, disse, ao apontar a publicação como um potencial norteador para as estratégias do Crea Júnior.

“Sou grande entusiasta do programa Crea Júnior, sempre acreditei e este Plenário e o presidente do Confea acreditam muito na juventude, é onde está nosso futuro”, colocou o conselheiro federal e diretor do Confea eng. eletric. Genilson Pavão. “Precisamos enxergar a beleza e a importância da nossa profissão, reconhecer o que a engenharia, a agronomia e as geociências podem trazer para o país. Depois, essa visão aos futuros profissionais do Sistema, esses jovens é quem vão pensar o futuro. Ficar sempre falando da importância da Engenharia é um desafio árduo, mas temos que fazer essa visão chegar na base”, concluiu.

Participante da mesa de abertura, o conselheiro federal geólogo Mario Cavalcanti ressaltou o fato de esta ser a primeira edição do evento. “Este encontro é uma semente, e vocês poderão crescer com ela”, disse. “Este é um evento pioneiro”, complementou a assessora do Confea, geóloga Silvia Aida. “A ideia é repensarmos formas de ingressar os jovens no Sistema Confea/Crea e Mútua atendendo à questão legal: lembrando que não podemos fazer o que não esteja expresso na Lei. Que juntos possamos aprender bastante”, disse Silvia.

Silvia se referiu ao fato de não haver previsão legal para a realização de custos direcionados a ações do Crea Jr. Mas o projeto de lei mencionado pela coordenadora nacional, Luana Matos, prevê alteração na lei que regulamenta o exercício profissional (Lei nº 5.194/1966) para que essa previsão seja inserida no normativo.

Ainda pela manhã, após a dissolução da mesa de abertura, o procurador jurídico do Confea, Igor Tadeu Garcia, ministrou a palestra “O papel do Crea Jr. no poder de polícia das profissões regulamentadas”. Segundo ele explicou, para justificar dispêndio de recurso público, as atividades do Crea Júnior têm de estar alinhadas à fiscalização. “O Crea Jr. pode ser um difusor do conteúdo do código de ética, ou do conhecimento a respeito da legislação. O Crea Júnior tem que ser parceiro no controle ético e técnico dos profissionais, na visão de que nós não estamos aqui para defender o profissional, mas sim a profissão”.

Na sequência, o cientista político e assessor parlamentar do Confea Walter Bittar tratou do PL 1024/2020 e da regulamentação da inserção de jovens no sistema profissional. “Participamos desta reunião como formuladores de políticas públicas”, iniciou, ao mencionar que a estruturação de um fórum como o Crea Júnior configura política pública relevante. “A gente precisa abrir as portas do Sistema Confea/Crea e Mútua para os estudantes”. Após sua fala, debate entre os participantes abordou a regulamentação do grupo e o texto do PL 1024/2020.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com informações do Confea