Crea Mato Grosso participa de lançamento do Programa Arquiteto e Engenheiro Empreendedor

10 de maio de 2019, às 19h18 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A engenheira civil Rejane Mara Castiglioni, representou o presidente do Crea Mato Grosso, João Pedro Valente no lançamento do Programa Arquiteto e Engenheiro Empreendedor, quinta-feira, 09 de maio no Centro Sebrae de Sustentabilidade.

“ Esse Programa está de mãos dadas com os engenheiros e arquitetos, através da parceria entre Crea-MT, Cau-MT e Sebrae. A partir daí podemos desenvolver novas ideias e tecnologias em torno do empreendedorismo, despertado pelo Sebrae. Temos a capacidade de coordenar projetos e enfrentar desafios, saindo da caneta e passar a ter um olhar de sustentabilidade”, detalhou a engenheira civil.

Para a diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Eliane Chaves, esse é um trabalho de conscientização e de novas tecnologias. O Programa tem o objetivo de ajudar o arquiteto e engenheiro a estruturar o seu negócio da legalização às estratégias de marketing.

“As universidades não preparam os profissionais para esse conceito, que também serão empreendedores, ou seja, grande parte deseja ter o próprio negócio. Pensando no marketing, contabilidade e gerenciamento de crises o, Sebrae busca soluções para ajudar esses profissionais a obterem negócios de sucesso e ter uma visão empreendedora e tecnológica. O programa é um trabalho de responsabilidade, através do apoio do Crea-MT e do Cau-MT de fiscalizar o exercício ilegal da profissão e as irregularidades”, simplificou a diretora de tecnologia do Sebrae.

A gerente de Sustentabilidade do Sebrae, Jessyca Rondon de Barros explicou que a ação faz parte do projeto Casa e Construção, instituído no ano passado no Estado. A implantação da ideia tem o objetivo de fomentar a sustentabilidade e a gestão nesse seguimento estimulando a valorização profissional, podendo profissionalizar   a prestação de serviços para o cliente final.

“As ações estão sendo desenvolvidas desde 2018 e tem duas frentes: a de gestão e sustentabilidade.   O Arquiteto e Engenheiro Empreendedor é o resultado de duas oficinas de planejamento participativo realizadas no ano passado, que contou com a presença do Crea-MT, Cau-MT e profissionais da área, onde ouvimos as principais dificuldades deles. Entre elas estava o gerenciamento de escritório e a prestação de serviços”, disse jessyca.

Assinatura do termo de lançamento do Programa Arquiteto e Engenheiro Empreendedor

Com previsão para iniciar em junho, o Programa de gestão tem oito módulos de 102 horas, sendo 82 de capacitação de curso e 20 horas consultoria, subsidiado em 50% pelo Sebrae.

Além do lançamento, a atividade contou com a palestra “Dicas valiosas para abrir o seu negócio” com a palestra do técnico Juliano Duarte da gerência de empreendedorismo do Sebrae MT.

Projeto Casa e Construção:

Em agosto de 2018, o Sebrae Mato Grosso lançou o Projeto Casa e Construção, que tem o objetivo disseminar e promover a inserção da cultura da sustentabilidade na cadeia de valor da construção civil, especialmente em escritórios de projetos de arquitetura e engenharias da região metropolitana de Cuiabá. Na oportunidade, também será lançada a solução Trilha de Atendimento em Gestão.

A solução, atenderá empresas de arquitetura e engenharias em formato combo, com palestras, oficinas e consultorias contemplando os temas de Tributos, Gestão Financeira, Planejamento, Formação de Preço e Elaboração de Contratos. Com as ações do projeto, estima-se que 10% das práticas sustentáveis e o nível de gestão aumentem.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT