Crea Mato Grosso leva 10ºCEP para profissionais de Tangará da Serra

11 de junho de 2019, às 16h10 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua do Município de Tangará da Serra receberam    segunda-feira, 10 de junho, no Parque de Exposições, o 10º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). No encontro, que teve como tema: estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, contou com a participação de conselheiros do Crea-MT, colaboradores e profissionais do Sistema.

De acordo com a coordenadora do Congresso, segunda vice-presidente do Crea Mato Grosso, Marciane Prevedello Curvo, o primeiro dia do 10° CEP foi de estrema relevância, onde foram aprovadas proposituras. Entre elas a equiparar a alíquotas de tributação federal com a das empresas de advocacia, ou seja, trabalho de cunho intelectual.

A ocupação de cargos públicos que desenvolvam atividades relacionadas ao sistema Confea/ Crea obrigatoriamente por profissionais legalmente habilitados e regulares junto ao conselho, que o Confea crie um aplicativo para acompanhamento de serviços técnicos, como diário de obra online, vinculado a anotação de responsabilidade técnica. Que a atuação profissional seja válida em todo território nacional com o número de Registro Nacional de Profissionais.

“ O principal objetivo do evento   é mobilizar a participação dos profissionais mato-grossenses no debate sobre as propostas e projetos para o desenvolvimento do país. O encontro deste ano traz como tema principal: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. Em Mato Grosso, serão realizadas mais cinco reuniões de alinhamento que antecedem 10ºCEP, são encontros regionais preparatórios em cidades pólos até o dia 26 de junho. Os encontros no interior serão das 18h30 às 20h30”, detalhou a coordenadora do 10° CEP.

Durante o encontro, o diretor – geral,  Adjane Prado e diretor-financeiro,  Mário Cavalcante Albuquerque  da  Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua –MT),  falaram sobre a Mútua-MT, que oferece a seus associados benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

As contribuições e proposições devem estar alinhadas ao tema central e aos eixos temáticos do evento que são:

Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;

Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;

Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;

Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras;

Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Durante o encontro estadual também serão discutidas propostas de Mato Grosso no 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que integra a programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), a ser realizada de 20 a 21 de setembro, em Palmas (TO).

Além dos encontros microrregionais, serão promovidos cursos de capacitação sobre o preenchimento correto da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nesses municípios

Programação:

13/06 – 2° Encontro Regional pré Congresso em Alta Floresta e região- Escola Técnica Estadual de Alta Floresta (Secitec).

14/06– 3° Encontro Regional pré Congresso em Sinop e região- Inspetoria do Crea-MT, Rua das Graviolas, 477, Centro, Sinop.

24/06– 4° Encontro Regional pré Congresso em Primavera do Leste e região- Rua Poxoréo, nº 99, Ed. Vitória (salão de festas), Centro.

25/06 – 5° Encontro Regional pré Congresso em Barra do Garças e região- Auditório da Faculdade Cathedral – Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501, Cidade Universitária, Barra do Garças-MT;

26/06– 6° Encontro Regional pré Congresso em Rondonópolis e região- Associação dos Engenheiros Agrônomos – AEAGRO – Rua São Paulo, esquina Alameda das Hortênsias, s/n., Jardim Novo Horizonte.

08/07- O Congresso Estadual de Profissionais em Cuiabá/MT-auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), no Centro Político Administrativo.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT