Crea Mato Grosso destaca trabalho de engenheiro mecânico em entrevista

5 de junho de 2019, às 13h49 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A entrevista deste mês de junho destaca o trabalho desenvolvido pelos engenheiros mecânicos, responsáveis por desenvolver e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria: automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos, informática a afins.

Para homenagear os engenheiros mecânicos do Sistema Confea/Crea pelo dia, comemorado em 05 de junho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) conversou com o coordenador da Câmara Especializada de Geologia, Minas e Industrial (CGMI) e membro do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge/MT), Engenheiro Mecânico, Controle e Automação e Segurança do Trabalho, Sebastião Weis de Andrade Junior. Formado pela Universidade Católica Dom Bosco, na cidade de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Gecom- Em quais estados trabalhou?

Sebastião- Atuei em Campo Grande e em toda região do Mato Grosso do Sul. Já em Mato Grosso, trabalhei em Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e em outros municípios. Também desenvolvi trabalhos no Estado de Rondônia, nas cidades de Vilhena, Cacoal, Ji –Paraná e Jaru.    Santa Catarina, em Blumenau, Chapecó, Pará, Marabá. Em Goiás, Chapadão do Céu, Rio Verde.

Gecom- O que o levou a escolher Engenhara Mecânica como curso de graduação?

Sebastião- Foi uma paixão desde criança por automóveis. Sempre tive curiosidade em saber sobre os carros e motos, assistia muito corridas de Fórmula 1 e Moto GP. Foi então ao iniciar a fase de adolescente que comecei a pesquisar mais sobre o curso e descobri que seria a minha profissão de atuação. Onde eu morava não oferecia o curso de Engenharia Mecânica, então fiz primeiro Engenharia Mecatrônica, Controle e Automação. Foi quando eu estava estudando que surgiu Engenharia Mecânica. Primeiro finalizei o curso de Engenharia Mecatrônica em seguida iniciei a graduação de Engenharia Mecânica.

Gecom- O que faz um Engenheiro Mecânico? Em quais segmentos este profissional pode atuar?

Sebastião- A Engenharia Mecânica é uma das modalidades mais ampla das Engenharias. Podemos atuar em todo o setor Industrial. Em indústria alimentícia, aeronaves, automobilística, máquinas e equipamentos, papel celulose, mineração, etc. Também em projetos, manutenção e demais áreas. No setor automobilístico, como montadoras de automóveis, perícias judiciais, Sistemas de Climatização, manutenção de máquinas e equipamentos, laudos, inspeções e perícias em máquinas e equipamentos.

Gecom- O que você aconselharia para quem já está cursando Engenharia?

Aconselho buscar além do curso de graduação que lhe dá uma base, mas também a pratica no mercado de trabalho e a ampla participação de cursos especializados. Fazer estágios em grandes empresas, dessa forma agregar valor.

Cristina Cavaleiro-Equipe de Comunicação do Crea-MT