Crea-MA realiza treinamento técnico para realização do 6ºCEP

9 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) vai promover, dias 12 e 13 de abril, numa parceria com o Governo do Estado, por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), um treinamento técnico aos seus Inspetores e funcionários regionais. O objetivo é realizar em 19 e 20 de abril, do 6º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP), que terá como tema central “O Novo Pacto Profissional e Social”.

No treinamento, os inspetores regionais de Açailândia, Imperatriz, Santa Inês, Caxias, Balsas, Pinheiro, Pedreiras, Codó, Pedreiras, Timon, Bacabal e Presidente Dutra receberão orientação dos técnicos da Univima de como devem proceder na realização do 6º CEP. Um encontro preliminar já foi realizado virtualmente com os inspetores no mês passado, na sede da Univima.

Este segundo vai capacitar melhor os envolvidos no Congresso. “Todos os detalhes serão definidos para que tudo se realize numa interação total entre a Coordenação Central e os participantes nos seus respectivos pólos”, disse o coordenador estadual do Congresso, eng. civil Francisco José Albuquerque.

Pacto Profissional e Social
Os participantes do 6º CEP vão discutir e propor políticas, estratégias, planos e programas de atuação, bem como afirmar o papel dos profissionais da área da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia no desenvolvimento nacional e propiciar maior integração do Sistema Confea/Crea.

Serão debatidos sete eixos temáticos: A Identidade das Profissões e dos Profissionais; A Eficácia do Exercício Profissional; As Finalidades e Papéis Institucionais dos Integrantes do Sistema Confea/Crea; A Adequação das Estruturas Organizacionais; A Composição dos Conselhos Federal e Regionais; A Formação Profissional: Atual Modelo e Demandas Futuras; e
A Participação do Profissional na Elaboração de um Projeto de País com Desenvolvimento Sustentável. Na oportunidade, também serão escolhidos os delegados que participarão do 6º Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

O 6º CEP acontecerá no Palácio Henrique de La Rocque e simultaneamente nos Escritórios Pólos da Univima de Açailândia, Brejo(Chapadinha), Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Porto Franco, Pinheiro e Santa Inês, onde, coincidentemente estão também instaladas as 12 Inspetorias Regionais do Conselho; na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu Centro Integrado de Educação de Colinas – CINEC – (Pólo de Colinas – Presidente Dutra) e Centro de Estudos Superiores de Timon (Pólo de Timon), Centro de Estudos Superiores de Bacabal (Pólo de Bacabal) e Centro de Estudos Superiores de Balsas (Pólo de Balsas).

Fonte:Crea-MA