Crea Júnior promove palestra “Conhecendo o Sistema Confea/Crea e Mútua em Rondonópolis

9 de agosto de 2018, às 17h16 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea Júnior de Mato Grosso (Crea Jr-MT), realizou nos dias 01 e 02 de agosto a palestra “Conhecendo o Sistema Confea/Crea e Mútua” para alunos dos cursos de Edificações e de Engenharia Civil da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Secitec) e da Universidade de Cuiabá (Unic) respectivamente, ambas do município de Rondonópolis, 214 km de Cuiabá.

A convite da Secitec foi formada uma mesa redonda, contando com participação do engenheiro civil Silvano Pohl Moreira de Castilho, representando o Crea-MT, José Olavo Pio representando o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Giovani Merlin representando a Unic. Também pelo Crea-MT estiveram presentes na palestra os conselheiros Plínio Barbosa e o vice-diretor financeiro, Marcelo Capelloto.

O Conselheiro Silvano apresentou aos alunos como é formado e funciona o Sistema, bem como a criação da Lei 5.194, que rege as profissões da área tecnológica. O conselheiro mostrou aos alunos os problemas éticos, diferença entre ética e moral, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT). De acordo com Silvano a ART é válida como garantia dos serviços prestados, alimenta o acervo técnico do profissional e é imprescindível para a fiscalização, limitando a responsabilidade entre as partes e garantindo os direitos autorais.

“O encontro esclarecendo sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica tem a intenção de atingir acadêmicos que estão prestes a se formar, e detalhar sobre a importância de fazer a ART no início da vida profissional. Aproveitamos para explicar sobre o preenchimento da ART e alertar sobre possíveis irregularidades”, detalhou Silvano.

O coordenador estadual do CreaJr-MT, Joberth Gambati, aproveitou para fazer uma explanação sobre a importância do Programa, que está já presente em 23 munícipios do Estado atuando para levar maior informação para o futuro profissional. “O Programa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização, e, incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável, por meio de ações que incluam os estudantes em discussões sobre legislação, temas profissionais e a participação em Entidades de Classe. Dessa forma colaborando com a formação dos futuros profissionais, sensibilizando-os quanto ao seu papel junto ao ambiente e à sociedade”.

No dia 02 de agosto, os representantes do CreaJR-MT, acompanhado pelo presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro-MT), Plínio Barbosa e seu vice-presidente Marcelo Capelloto, visitaram as dependências e o clube de campo da entidade de classe, e, conheceram a inspetoria do Crea-MT no município.

Durante as palestras nas universidades também foi realizada a eleição do representante do curso de Edificações da Secitec par ao CresJR-MT. Foram eleitos o discente Efraim Alves Dos Santos como coordenador de Edificações e Bárbara Carolyne de Oliveira assumiu a coordenação Adjunta. Para o curso de Engenharia Civil da Unic o aluno Manoel Felipe Alves Medeiros assume a coordenação de Engenharia Civil, e Daiane Deise Ferreira fica como coordenadora adjunta.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT