Crea-ap discute Pacto Profissional e Social

28 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia, técnicos e tecnólogos ligados a essas profissões, agrimensores, geólogos, geógrafos e meteorologistas participam hoje e amanhã do 6º Congresso Estadual de Profissionais do Amapá (CEP). Este ano, o evento terá como eixo temático nacional o “Pacto Profissional e Social”. O presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, confirmou participação e falará sobre a temática do congresso que vem pautando as discussões no Sistema Confea/Crea. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a abertura do evento na sede do Conselho, na Inspetoria de Santana ou no local de realização do congresso.

Entre outros temas, o 6º CEP irá discutir as políticas, estratégias e programas de atuação capazes de promover uma maior integração do sistema Confea/Crea com a sociedade, além de apresentar propostas de anteprojetos de leis (instrumentos legais) e de minutas de resoluções (instrumentos administrativos) que visem à melhoria da eficiência, da eficácia e da efetividade da organização profissional visando uma fiscalização mais atuante do exercício das profissões regulamentadas.

As propostas discutidas e aprovadas no 6º CEP – até o limite de 21 – serão enviadas à Comissão Organizadora Nacional (CON) e irão reforçar o processo de discussão do “Pacto Profissional e Social” durante o 6º Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá de 15 a 18 de agosto no Rio de Janeiro, com a participação de profissionais de todo o país.

Precedido de três reuniões pré-congresso, o CEP começa no dia 28 de maio a partir das 8 horas, com abertura solene seguida de palestra do governador Waldez Góes abordando o tema “Plano de desenvolvimento do estado e seus reflexos nas atividades tecnológicas”. Ainda pela manhã, a engª e arqª Carmen Eleonôra, do Confea, fala sobre “Pacto profissional e Social – instrumento para inserção nas políticas públicas”. À tarde, o arquiteto José Alberto Tostes fala sobre “A formação profissional adequada” e o presidente do Crea-GO, eng. agrôn. Francisco Santos Silva de Almeida profere palestra com o tema “O Crea na valorização profissional e defesa da sociedade”. Encerrando o primeiro dia do evento, o presidente do Crea-AP, eng. agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira falará sobre “A importância do Crea na vida profissional”.

A programação prossegue dia 29, com a aprovação do regimento interno do 6º CEP, discussão, apresentação e seleção das propostas que serão encaminhadas ao 6º CNP pelos Grupos de Trabalhos (GTs) e a eleição dos delegados que irão representar o Conselho no evento nacional.

Para o presidente do Crea-AP, um dos principais objetivos do Congresso Estadual de Profissionais é levar os participantes a refletir sobre os diferentes níveis de atuação das profissões regulamentadas pelo Sistema diante dos desafios apresentados pelo surgimento de novas demandas profissionais. “O profissional precisa estar atento e capacitado para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico”, disse.

Já o coordenador da Comissão Organizadora Estadual (COE), Engo. Agrº. Arnaldo Bianchetti, ressalta e pertinência do tema que está sendo discutido nos CEPs regionais. “Embora tenha sido definido como temática nacional, o “Pacto Profissional e Social” permitirá que se discuta a realidade local do exercício profissional”, esclarece.

O Crea-AP será representado no 6º Congresso Nacional de Profissionais por cinco delegados estaduais, sendo que durante a realização do CEP serão eleitos três profissionais sem mandato. Dos dois profissionais com mandato de Conselheiro no Crea-AP, um é o Coordenador da Comissão de Organização Estadual e o outro será eleito pelo plenário do Crea-AP.

Fonte:Crea-AP