CRAFT ENGENHARIA APRESENTA RECICLADOR MÓVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

29 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O equipamento tem a capacidade de processar 200 toneladas de concreto armado/hora, transformando-as em agregado reciclado, com características que se assemelham à da brita, no próprio canteiro de obra. Ecologicamente correto, o novo reciclador móvel oferece solução à crescente preocupação das autoridades da área ambiental, quanto a quantidade de lixo gerada pela construção civil. Além disso, representa economia para o construtor, que pode utilizar o resíduo reciclado em sua própria obra para aterros, reforço de sub-leito e construção de sub-base para pavimentação.

Os resíduos da construção civil e demolições representam 61% do lixo produzido nas cidades brasileiras, segundo dados da Secretária Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades. De acordo com a pesquisa, este percentual corresponde a 90 milhões de toneladas de lixo/ano, que deve ser depositado em áreas previamente estabelecidas, obedecendo a regras e normas ambientais criadas pelos estados e municípios de acordo com as leis que tratam do tema.

Esta providência, entretanto simplesmente minimiza o impacto ambiental da deposição constante dos resíduos da construção civil nas cidades. O mais importante é o destino dado aos mesmos através da reciclagem. Atenta ao problema, a Craft Engenharia – empresa brasileira especializada em construção pesada, demolições, terraplenagem e pavimentação – está utilizando em suas obras o primeiro reciclador móvel de resíduos sólidos da construção, do país.

O equipamento, de origem austríaca, trabalha em conjunto com outra máquina, cuja função é preparar os resíduos de demolição, para a boca de alimentação do reciclador. O resultado da reciclagem é um material que pode, em muitos casos, cumprir as funções da brita, sendo reutilizado na própria obra. Outra vantagem é a sua agilidade que não exige nenhum tipo de montagem especial, podendo ser movido, colocado ou retirado do canteiro de obra a qualquer momento, podendo, portanto ser utilizado em obras das mais

diversas dimensões.

Pioneirismo e preocupação ambiental
Conhecida por seu pioneirismo em soluções para construção pesada e demolição, detentora de diversos records de rapidez na execução de grandes obras no país, a Craft Engenharia, que este ano completa trinta anos de atividades, sempre dedicou grande atenção a questão do meio ambiente. O novo reciclador móvel vem se juntar ao reciclador estacionário, desenvolvido pela própria Craft e que vinha sendo utilizado até então, para as funções de reciclagem.
A eficiência do novo equipamento já foi comprovada na demolição do estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas e neste momento, na demolição do Curtume Carioca e obras em curso no Rio de Janeiro.

Fonte:www.craftengenharia.com.br