Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Regional Mato-Grossense é homenageado pela profissão

15 de outubro de 2019, às 11h43 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Em homenagem ao mês do engenheiro agrônomo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), entrevistou o Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Crea-MT e diretor  técnico na  Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL), conselheiro Clóvis Albuquerque. Formado na Fundação da Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel , Bandeirantes no Estado do Paraná em dezembro de 1983 e Pós-Graduado em Ciência de Tecnologia de Sementes, na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o conselheiro Iniciou a carreira como coordenador de departamento técnico na   parte de agronomia na Agroindustrial Cooperativa (Coamo) em Campo Mourão no Paraná, desenvolvendo cargo em assistência técnica aos cooperados da região, na qual levava tecnologia necessária para o desenvolvimento de agricultura com um padrão para manutenção social.

Desenvolveu um projeto junto ao Banco Mundial, de 1987 a 1989 com objetivo de levar o melhor desenvolvimento para o setor agrícola. Dentro do projeto foi feita a sistematização nas estradas no município de Juranda também no Paraná. Além do projeto Clic Rural eletrificação.

Trabalhou com planejamento de agropecuário e assistência técnica no Paraná e em Mato Grosso. Foi coordenador do Projeto Anti Ferrugem da Aprosoja, além de coordenar do Programa Soja Livre para valorizar o plantio e manter vivo mercado e a pesquisa da Soja não transgênica . Atuei como coordenador para o desenvolvimento das variedades e sementes de Soja, criado pela Fundação MT , na empresa Unisoja S/A e gerente comercial no ramo de revendas de defensivos e sementes.

Gecom- o que levou a escolher o curso de agronomia?

Clóvis Albuquerque- O meu pai era produtor de várias culturas no Estado do Paraná, como café, cana, amendoim e feijão. A atividade desenvolvida por ele fez eu me apaixonar pela profissão. A partir daí fui aprendendo desde criança sobre o cultivo e peguei gosto pela profissão de agronomia.

Gecom- Em quais seguimentos esse profissional pode atuar?

Clóvis Albuquerque- A agronomia é considerada uma ciência bastante ampla. Onde vê desde uma célula até um robô, que é um trator sistematizado com inteligência, que atualmente faz o plantio de forma facilitada e rápida. Costumo dizer que a agronomia é uma ciência completa. O engenheiro agrônomo pode atuar diretamente como consultor fazendo assistência técnica, responsável por laboratório de solos, empresa de armazéns gerais, de fertilizantes, por revenda   por receituário agronômico. Na prestação de serviços, para governo, prefeitura, pericias judiciais, além de ser um agente fiscal no conselho federal e regional no auxílio das fiscalizações, em fim em diversas áreas esse profissional pode atuar, existem vários ramos no mercado de trabalho.

Gecom- O que faz um engenheiro agrônomo?

Clóvis Albuquerque- Esse profissional faz uma série de funções. O Engenheiro Agrônomo é quem planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, cuida da alimentação, da reprodução e do abate de animais, além de gerenciar o armazenamento, a industrialização e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal, entre outras atividades dentro da agronomia. Vale ressaltar que tivemos a chegada da Revolução Verde, que desenvolveu técnicas químicas capazes de dar maior resistência às plantações de grãos além de otimizar os métodos de produção agrícola.

Dessa forma outros países subdesenvolvidos adotaram as novas práticas, que rapidamente se popularizaram no resto do mundo. É uma das peças importantes para que fosse feita a transferência de tecnologia para chegar até a ponta para o produtor rural executar.

O profissional da agronomia é como a letra musical da dupla Tonico e Tinoco, que se tornou poesia. “ Entre a verdade da vida nesse meu verso encerra. Tem a medicina dos home e a medicina da terra. As duas caminha junta que a natureza não erra. O nosso engenheiro agrônomo orienta o agricultor

. Caminhando passo a passo com o progresso e muito amor. Protegendo a natureza, da agricultura é o doutor. Através de sua ciência muita praga tão no fim. Produção de qualidade o Brasil caminha assim. Como Deus é brasileiro é bão pro cê, tá bão pra mim. Da mão do nosso agrônomo a natureza floresce. A cada fruto colhido é um momento de prece. É da bondade divina que o alimento oferece”.

Texto: Cristina Cavaleiro/ Fotos: Igor Bastos/ Equipe de Comunicação Crea-MT