Convênio entre Fiemt e Eletrobrás promove conscientização na eficientização energética nas indústrias

27 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Questões antes pautadas apenas em reuniões de grandes empresas tornaram-se preocupações mundiais, principalmente porque estão diretamente relacionadas a um dos mais graves problemas que assolam a humanidade: o aquecimento global. Diante desta realidade, governos, instituições, ONGs, indústrias e até mesmo pessoas comuns vêm realizando trabalhos em prol da conscientização.

Um exemplo disso é o convênio firmado entre a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), intitulado ‘Eficiência energética nos sistemas motrizes’.

Trata-se de um programa desenvolvido pela Eletrobrás nos Estados brasileiros, que conta com o apoio e incentivo das Federações, com o objetivo de conscientizar a indústria a utilizar a energia de forma mais eficiente. “Este convênio com a Fiemt, que representa um acordo cooperativo técnico-financeiro, já está sendo aplicado nas indústrias de Mato Grosso desde 2003”, pontua o chefe da Divisão de Projetos Setoriais de Eficiência Energética da Eletrobrás, Fernando Dias Perrone. Segundo ele, o convênio contempla a capacitação de técnicos para promover a otimização de sistemas motrizes industriais.

Dividido em períodos, o convênio entre Fiemt e Eletrobrás foi firmado em janeiro de 2003, quando iniciou a primeira etapa, e foi finalizado em janeiro de 2005. O start da segunda foi dado em outubro de 2005 e tem data prevista para término em outubro de 2007. “A primeira etapa foi de sensibilização do tema em diversos níveis industriais, quando multiplicadores, professores e consultores foram capacitados para propagar o conceito do programa”, ressalta Perrone. De acordo com ele, nessa fase foram atendidas 46 indústrias, nas quais 19 multiplicadores disseminaram conhecimentos para 246 profissionais. Na segunda etapa (que ainda está em andamento), 43 empresas já foram contempladas e outros 186 técnicos receberam as instruções.

E os ‘investimentos’ não param por aí. A Fiemt está acompanhando o trabalho da Eletrobrás na prestação de suporte ao desenvolvimento da pesquisa aplicada no setor industrial. Dois laboratórios, um no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MT) e outro na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foram equipados para capacitar a mão-de-obra local. “A contrapartida das instituições é apenas aplicar a ciência e tecnologia na região, a fim de assegurar que os alunos possam participar de treinamentos com qualidade, com o objetivo de conscientizar a indústria a utilizar a energia de forma mais eficiente.

Esse convênio é realizado em parceria com 12 Federações do Brasil. Segundo a coordenadora da Unidade de Competitividade Industrial (Compi) da Fiemt, Elizabeth Amiden, Mato Grosso foi uma das primeiras regiões a firmar o convênio com a Eletrobrás. “Por ser um dos precursores, o Estado foi responsável por algumas adequações realizadas no programa. Essa troca de experiências é fundamental para o bom andamento do PROCEL e sucesso do convênio entre Fiemt e Eletrobrás, que tem como conseqüência somente benefícios ao setor industrial”, comenta.

Fonte:Olhar Direto