Contrato entre ABNT e Sistema Confea/Crea e Mútua

27 de abril de 2023, às 16h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Desde 2007 o Sistema Confea/Crea e Mútua possui parceria com a ABNT. A parceria tem como objeto o acesso gratuito e com descontos mais expressivos das normas técnicas vigentes no acervo da ABNT e da Associação Mercosul de Normalização – AMN, descontos a cursos oferecidos pela ABNT, bem como a filiação dos contratantes na condição de Colaboradores Mantenedores da ABNT.

Outro benefício a ser oferecido é que a ABNT garantirá prioridade aos profissionais indicados pelo Sistema Confea/Crea na contratação de novos auditores para a certificadora da ABNT, instrutores para cursos e profissionais para desenvolvimento de normas ABNT NBR comentadas.

Os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, vinculados aos entes contratantes, a saber, Confea, Creas e suas inspetorias, Mútua e Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas e  entidades de classe registradas e homologadas no Sistema passam a contar com o acesso aos bancos de dados digital ABNTColeção. Assim, terão acesso à consulta com visualização ilimitada, download no formato pdf seguro, impressão de texto completo ou parte da norma e visualização por tempo determinado das normas técnicas dos principais organismos de normalização mundiais, abrangendo cerca de 250.000 documentos, além de acesso gratuito às normas técnicas citadas em legislação federal. O acesso deve ser feito pelo site www.abntcolecao.com.br  e o usuário e senha solicitado por e-mail à abntcolecao@abnt.org.br.

Já os profissionais regularmente inscritos no Sistema Confea/Crea e Mútua poderão ter descontos de até 66% (sessenta e seis por cento) na aquisição das normas técnicas em relação ao valor comercial praticado pela ABNT.  É possível ainda obter descontos de 50% nos cursos praticados pela ABNT em sua grade de capacitação.

Para aquisição das normas e cursos com descontos é preciso apenas preencher um cadastro no portal da ABNT. O endereço é https://www.abntcatalogo.com.br/confea/.

Paralelamente a estes benefícios diretos, hoje já atingindo em torno de mais de 50 mil profissionais, o Confea pretende – ainda na condição de sócio na situação de Colaborador Mantenedor da ABNT – ampliar sua participação na entidade no triênio 2020-2022, por meio de sua representação no Conselho Deliberativo da entidade.

Com 80 anos de serviços ao país, a ABNT elabora normas técnicas brasileiras, representando o país nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normalização técnica. Sua atuação beneficia todas as modalidades das engenharias, da Agronomia à Industrial.

A ABNT tem como finalidade promover a elaboração de normas técnicas e fomentar seu uso nos campos científico, técnico, industrial, comercial, agrícola e correlatos, mantendo-as atualizadas, apoiando-se, para tanto , na melhor experiência técnica e em trabalhos de laboratório; intermediar junto aos poderes públicos os interesses da sociedade civil no tocante ao assuntos de normalização técnica, contribuindo para o desenvolvimento científica e tecnológico, proteção do meio ambiente, defesa do consumidor e para inovação.

Fonte:  Confea