Conselho Supervisor da WEC reúne-se em Brasília

29 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Supervisor do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, de World Engeneers’ Convention), integrado por representantes de diversos países, reuniu-se nesta terça-feira, 27 de março, em Brasília, para avaliar o estágio da organização do evento e traçar metas futuras que garantam o sucesso da WEC 2008. Essa será a terceira edição do evento, e será realizada em Brasília, no Brasil, de 2 a 6 de dezembro de 2008, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Na abertura da reunião, o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, ressaltou a importância de firmar parceiras na organização desse mega-evento. Em sua fala, ele ressaltou parceiros já consolidados, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), que contribuirão para a realização de uma feira/mostra tecnológica paralela à realização do Congresso. “Além desses parceiros, estamos buscando órgãos financiadores ligados à ciência e tecnologia”, ressaltou o presidente do Confea.

Túlio destacou ainda diversos outros parceiros, como o próprio Governo Federal, o governo do Distrito Federal, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); a Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissional de Nível Superior (Capes), além das próprias lideranças regionais do Sistema Confea/Crea. “São todos importantes para o sucesso da WEC, seja na divulgação do evento, seja no apoio para trazermos conferencistas de todo o mundo, que garantam a profundidade do debate”, ressaltou Marcos Túlio.

Embaixadas
Outro trabalho ressaltado na abertura da reunião foi o trabalho intensivo de relacionamento com embaixadas e consulados em Brasília, feito em conjunto com o presidente da Febrae, Carlos Moura. Para ele, assim como para Marcos Túlio, o Confea e a Febrae estão afinados nesse esforço de buscar a mais ampla divulgação internacional do evento, além do apoio às delegações que vieram ao Brasil e da realização de eventos culturais, para integração dos profissionais.

A expectativa, conforme Marcos Túlio, é que pelo menos 2 mil profissionais estrangeiros participem do Congresso Mundial do Brasil, em 2008. São esperados para o evento um total de 5 a 6 mil participantes, entre brasileiros e estrangeiros. Um amplo planejamento tem sido feito para atingir essa meta.

Federação Mundial
O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (WFEO/FMOI), Kamel Ayadi, da Tunísia, também participou da mesa de abertura da reunião do Conselho Supervisor. Ele ressaltou que não há fronteiras entre o Confea, a Febrae e a FMOI. “Somos uma equipe trabalhando por um objetivo comum: o sucesso da WEC”, destacou Ayadi. Ele ressaltou o sucesso dos eventos anteriores, ocorridos em Hannover, na Alemanha (2000) e em Xangai, na China (2004) e disse estar certo de que o Brasil tem todo o potencial para mostrar ao mundo um evento tão bem sucedido quanto os anteriores.

Participaram da reunião, a representante do Colégio de Entidades Nacionais, Ana Virgínia Machado; o presidente da UPADI, Cláudio Amaury Dall’Acqua; o diretor da Febrae Ivo Mendes; os vice-presidentes da Febrae, Jorge Spitalnik, Newton Quites e José Tadeu; o representante do Governo Federal, José Rincón, do Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria; o 1º vice-presidente da União Nacional de Arquitetos e Engenheiros da Construção de Cuba (UNAICC), José Guardado Chacón; Antônio Ferras, membro da UNAICC; diretor-presidente da ANB, Caio Andrade; o consultor internacional da WEC, Peter Herrmann; os consultores da WEC 2008, Cláudio Heckman e Ana Maria Marcondes; o gerente do Senai, Sérgio Luiz Mota; o coordenador da Abipti, Zuhair Warwar; o responsável pelo fórum de estudantes e jovens engenheiros, Marcel Ribeiro Teixeira; os coordenadores do Comitê de Programa Luiz Carlos Scavarda e Jorge Dalledone; a presidente do Crea-DF e responsável pelo Fórum da mulher, Lia Sá; os conselheiros federais Paulo Bubach, Valmir Antunes e Jaques Sherique; o presidente do Crea-RJ, Reynaldo Barros, o vice-presidente do comitê de Comunicação da FMOI, Tejani Bem Jemaa; o presidente eleito da FMOI, Barry Grean e o presidente da IAB, José Medem.

Fonte:Confea