Conselho Nacional de Transportes se reúne em Cuiabá

2 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Mato Grosso será sede nesta quinta-feira (04.10) de uma série de discussões em torno da logística do transporte no país. É que o Conselho Nacional de Transportes (Consetrans), formado por todos os secretários de Estado de Transporte e Infra-estrutura do Brasil, escolheu Cuiabá para sediar sua 5ª Reunião Ordinária.

Na pauta das palestras e assuntos que serão abordados durante a reunião estão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os Consórcios Rodoviários e a desburocratização da prestação de contas por parte dos Estados em relação ao dinheiro da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), cobrada sobre a importação e a comercialização de combustíveis, que é aplicada nas estradas.

Além dos temas relacionados acima, entrarão em discussão maneiras de tornar o transporte no país mais eficiente e mais barato, a viabilidade das hidrovias e a navegação na bacia Paraguai-Paraná, além da criação de grupos técnicos de trabalho, para a avaliação do Plano Nacional de Logística de Transporte (PNLT).

De acordo com o secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, que é membro do Consetrans e vice-presidente da Região Centro-Oeste, a expectativa para reunião é grande. “Pela primeira vez Mato Grosso será sede deste encontro. Esperamos que daqui saiam excelentes propostas para melhorar a infra-estrutura do transporte no país”, disse.

O evento será realizado na quinta-feira (04.10), às 14 horas, no Hotel Paiaguás, e terá como palestrante o economista Luiz Antônio Pagot, que abordará o tema “Infra-estrutura e Logística- Perspectivas Futuras”, o secretário de Gestão de Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, Miguel Mário Masella, que falará sobre o PAC, e o secretário de Estado de Infra-estrutura de Mato Grosso, Vilceu Marcheti, que apresentará uma palestra sobre os consórcios rodoviários.

Os secretários de Estado de Infra-estrutura e Transporte de todo país começam a chegar a Cuiabá amanhã. A expectativa é que a reunião termine às 19 horas.

Fonte:Secom/MT