Conselho Gestor do Prodesu realiza 10ª reunião ordinária

17 de outubro de 2018, às 18h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Além de analisar propostas de melhorias e auxílio financeiro para os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea’s) o Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) se reuniu dias 15 e 16 de outubro, em Brasília, a fim de continuar analisando as propostas de reformulação dos normativos para o Programa. O presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, que representa a Região Centro-Oeste no Conselho Gestor participou dessa que foi a 10ª reunião ordinária.

“O dia 15 foi dedicado à revisão dos normativos do Prodesu e dia 16 relatamos ao menos oito propostas”, informou João Pedro Valente ao afirmar que a revisão dos normativos é muito importante para a adequação das linhas de crédito em conformidade com o atual contexto socioeconômico e as necessidades dos Regionais. “Também é fundamental simplificar processos para conferir agilidade aos trâmites de convênios. Precisamos reduzir a quantidade de linhas de apoio e deixar apenas as consideradas essenciais e operacionalmente viáveis em sua execução. Que não sejam linhas complicadas especialmente nas etapas de aferição de metas e prestação de contas e seguindo claro recomendações do Tribunal de Contas da União. Acredito que a revisão dos normativos irá permitir dar suporte aos Creas com menos estrutura em relação aos mais estruturados”, afirmou.

Já nos dias 17, 18 e 19, o presidente do Crea-MT participa da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, em Manaus.  O evento está sendo realizado no Millenium Shopping – Business Tower – na Avenida Djalma Batista, 1661 – Bairro Chapada – Manaus – AM.

PRODESU – O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) objetiva angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para programas voltados à implementação de políticas de sustentabilidade econômica e social do Sistema, como projetos de modernização das atividades finalísticas priorizando a fiscalização, melhoria administrativa, capacitação de pessoal, implantação de soluções de tecnologia da informação e instalação de ouvidoria e assessoria parlamentar.

A proposta é ainda apoiar e acompanhar os participantes no desempenho de suas funções e nas ações voltadas à uniformização de procedimentos no âmbito do Sistema. Atualmente os normativos que regem o programa são Resolução nº 1.030/10, Decisão Normativa nº 87/2011 e Decisão Normativa nº 88/2011.

Participaram também da reunião, na sede do Confea, o presidente do Confea Joel Krüger, os conselheiros federais eng. ftal. Laércio Aires e eng. civ. Luciano Camoeiras; os presidentes regionais eng. agr. Ari Neumann (Crea-SC), eng. civ. Emanuel Mota (Crea-CE), eng. agr. Carminda Pinheiro (Crea-AC), eng. eletric. e seg. trab. Luiz Cosenza (Crea-RJ) e o eng. agr. Dirson Freitag (Crea-MS), enquanto convidado; e a gerente de Desenvolvimento Institucional do Confea, Polyana Motta.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT