Conselheiros titulares e suplentes do Crea-MT participam de Seminário

16 de fevereiro de 2018, às 14h16 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

Conselheiros titulares e suplentes de todo estado de Mato Grosso participaram na manhã desta sexta-feira, 16 de fevereiro, do Seminário para Conselheiros promovido pela Diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). O objetivo foi de orientar principalmente os conselheiros de primeiro mandato, sobre o funcionamento do Conselho, procedimentos, legislação, além de apresentar a estrutura do Crea-MT e seus gerentes.

“Primeiro, agradeço a todos que atenderam a nossa convocação e estão hoje aqui presentes pontualmente e desejo a todos um trabalho produtivo no Seminário. Em segundo quero destacar que a necessidade de realizarmos um seminário voltado aos nossos Conselheiros surgiu durante reunião de Diretoria, com a preocupação dos nossos diretores em integrar os novos conselheiros e trazê-los para próximo da gestão, orientando de como são os procedimentos administrativos e de fiscalização do Conselho. Entendemos que é importante a participação conjunta, ouvir sugestões e críticas para construirmos uma gestão participativa”, declarou o presidente do Conselho, João Pedro Valente, durante a abertura do evento.

A diretora administrativa Rejane Castiglioni Alves Scaravelli, que coordenou os trabalhos do Seminário para Conselheiros, também agradeceu a presença dos Conselheiros e explicou que “os temas das minipalestras foram criteriosamente definidas pensando no Conselheiro que precisa entender o funcionamento do Crea”.

No programa do Seminário, o primeiro a falar foi o diretor geral da Caixa de Assistência de Profissionais do Crea Mato Grosso (Mútua-MT), Adjane Prado. Com o auxílio de um vídeo institucional o diretor detalhou os benefícios sociais e os onze benefícios reembolsáveis (linhas de crédito) com taxas de juros especiais a exemplo do Construa Já, Educação, Veículos, Empreendedorismo, Agropecuário, entre outros. “A Mútua existe para oferecer soluções que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja na vida profissional ou familiar. Temos inclusive diversas parcerias e convênios regionais, nos visitem e conheça a Mútua”, convidou Adjane.

O superintendente Operacional do Crea-MT, Giovani Marcos Bertol, foi o segundo a falar e expôs o organograma do Conselho e apresentou os gerentes de setores. Na sequência, os gerentes dos setores de Fiscalização, Controle Operacional, Apoio ao Colegiado e Jurídico detalharam os procedimentos de seus setores, tramitação de processos e legislações. Os conselheiros coordenadores titulares e suplentes das Câmaras Especializadas do Conselho também fizeram uso da palavra detalhando seus trabalhos.

O conselheiro federal suplente, André Luiz Schuring, destacou a importância do papel do conselheiro. “A responsabilidade do conselheiro seja federal ou regional é muito grande pois cada um representa a sua entidade de classe e temos que dar respostas a ela e à sociedade. Temos a função social de fiscalizar o exercício profissional com vistas à proteção social”.

O conselheiro federal titular, Juares Samaniego, também prestigiou a abertura do Seminário para Conselheiros e destacou a importância da participação efetiva de cada conselheiro. Ainda compôs a mesa de abertura do Seminário para Conselheiros o vice-diretor financeiro do Conselho, Marcelo Cesar Capelloto França.

A palestra com o tema “Fiscalização, dinâmica do trabalho do fiscal, planejamento anual de fiscalização e processos de fiscalização”, foi ministrada pelo Gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jackson Paulo da Conceição. O gerente explicou o objetivo da Gefis que é combater o exercício ilegal da profissão e a importância de contratar um profissional legalmente registrado no sistema, “nossa gerência conta com 35 fiscais em todo o estado, sendo que estes agentes são divididos em 6 polos regionais para ter uma melhor e mais objetiva atuação fiscalizatória em todo o Mato Grosso, conta Jackson.

Dando continuidade ao ciclo de minipalestras o assessor técnico, Pericles Schimidt falou sobre o tema, “A função do analista e parecer técnico da Assessoria Técnica”, explicou quais funções da ASTE, orientando quanto a atividade requerida ou formação profissional, assessoria reuniões das Câmaras e Comissões. “A ASTE também é responsável em analisar e emitir pareceres técnicos com base em normas do Sistema Confea/Crea a assuntos de processos de pessoa física ou jurídica para deliberação da Câmara ou Plenário”, esclarece Péricles.

Conselheiro Eliandro Zaffari

Ao final do evento, vários conselheiros foram questionados sobre o trabalho desenvolvido no Seminário, confira abaixo a opinião deles:

Conselheiro Adriano Ronchi

De acordo com os conselheiros Adriano Ronchi e Eliandro Zaffari este seminário é muito importante para todos os conselheiros, principalmente os novos. “Este  é meu primeiro mandato. Vejo como é importante o ciclo de palestra, pois assim conhecemos melhor as funções do Sistema. Dessa forma, conhecemos o direccionalmente o que cada setor do Conselho faz. E, entendemos melhor o papel do conselheiro em prol do Sistema e da sociedade”, detalha o conselheiro titular Adriano.

Já para o conselheiro titular, Bruno Boskov, a reunião é de grande importância e teve aspecto esclarecedor. “Este é meu terceiro ano como conselheiro e quando entrei fiquei um pouco perdido, tive que aprender sozinho”, disse ele parabenizando a atual gestão pela iniciativa e compromisso com o Conselho.

Conselheiro Walter Pereira de Souza

“Apesar dos 51 anos de registro no Conselho, esse é meu primeiro mandato como Conselheiro. Seminários dessa natureza são oportunidades para trocar experiência sobre o Conselho. Além de muito oportuno e adequado, disse o engenheiro agrônomo  do  município de Água Boa, Walter Pereira de Souza.

Da esq. p/ dir. Conselheiro Bruno Boskov, diretor Marcelo França e conselheiro suplente Bruno Lemos.

Para Bruno Boskov, engenheiro agrônomo, no primeiro mandato como conselheiro suplente, o Crea-MT deveria manter essas apresentações pois facilita a vida dos conselheiros. Já para o conselheiro suplente, engenheiro agrônomo Bruno Lemos, “o evento foi ótimo pois esclareceu assuntos pontuais e de interesse nossos, embora eu tenha achado um pouco curto, vou sugerir um mais extenso”. O vice-diretor financeiro do Crea-MT, engenheiro agrônomo Marcelo Cesar Capelloto também ficou satisfeito com o Seminário para conselheiros e definiu o evento como válido  e proveitoso. “De repente em um aproxima edição possamos transmitir ao vivo pela internet para que colegas que não puderam participar tenham a oportunidade, sem falar que dessa via internet poderíamos reduzir custos”, sugeriu o diretor.

 

*Equipe de Comunicação do Crea-MT