Conselheiro suplente do Crea-MT apresenta palestra sobre gestão de riscos ocupacionais

8 de novembro de 2022, às 17h48 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Com o objetivo de demonstrar as mudanças sofridas pelas normas regulamentadoras e suas contribuições para a gestão de riscos ocupacionais, o conselheiro suplente do Crea-MT e diretor técnico da Associação Mato-grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest), eng. Seg. Trabalho Kengiro Suezawa Camargo, ministrou palestra durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), realizada neste ano, em Goiânia (GO).

Na oportunidade, foram debatidos os conceitos de risco versus perigo, bem como as ferramentas de avaliações de riscos. O encontro visou capacitar os profissionais da área da Engenharia de Segurança do Trabalho quanto às principais atualizações ocorridas nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, que entraram em vigor a partir de Janeiro de 2022.

“Em suma, as principais mudanças que ocorreram na hora de se elaborar um programa ou laudo técnico estão nos critérios de avaliação de riscos, que definem um grau de criticidade para cada agente avaliado em cada tarefa ou posto de trabalho”, pontuou Kengiro Suezawa.

Ainda, de acordo com o engenheiro, outro fator importante a ser destacado é o fato de que os programas deixaram de ser apenas um documento impresso e passaram a ter um papel fundamental na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho,integrando a Política de Segurança da Empresa, implementando um programa interno de Capacitação e Treinamento que, consequentemente, aumenta a percepção de riscos dos funcionários e desenvolve a cultura interna de segurança, reduzindo assim os comportamentos e atos inseguros e também as doenças e os acidentes de trabalho de maneira significativa.

“Dessa forma, a palestra possibilitou aos participantes entender melhor o que mudou e aplicar com mais propriedade os conceitos, melhorando então a qualidade dos laudos e análises de riscos feitas pelos profissionais”, finalizou.

Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)