Conselheiro representa Crea-MT em seminário sobre climatização e refrigeração de sistemas prediais

29 de março de 2019, às 10h54 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O coordenador da Câmara de Geologia, Minas e Industrial (CGMI) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro mecânico Sebastião Weis de Andrade, representou o presidente do Regional Mato-Grossense, João Pedro Valente, nos dias 21 e 22 de março no Seminário Nacional sobre a importância do Plano de Manutenção, Operação e Controle de Sistemas de Climatização (PMOC) em sistemas prediais, na Escola Senai da Construção em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

“Buscar conhecimento e ferramentas em prol do exercício legal das profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua através de eventos nacionais é de grande valia. É importante ressaltar que o encontro capacita para a fiscalização do Crea-MT e futuramente alinha uma parceria de fiscalização com a vigilância sanitária para o cumprimento da lei do PMOC 13.589 de 2018”, explicou o conselheiro.

Ainda segundo o coordenador da CGMI, a regra prevê que o Plano de Manutenção Operação e Controle de Sistemas de Climatização é obrigatório para todos os edifícios de uso público e coletivo, que possuam ambientes climatizados artificialmente acima de 5 mil Toneladas de Refrigeração ou 60 mil Btus, tais como shoppings, escritórios, edifícios comerciais, bares e casas noturnas. O novo preceito alcança também os ambientes climatizados de uso restrito, como aqueles dos processos produtivos, laboratoriais, hospitalares e outros.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos – Secção MS (Abemc-MS). Durante os dois dias, autoridades do setor se reuniram para discorrer sobre importantes de temas como o “Confea e o futuro da Engenharia”; “O Engenheiro Mecânico nos Sistemas Prediais”; “A Importância do Projeto para Eficácia dos Sistemas de Climatização”; “A Evolução da Engenharia Mecânica nos Sistemas de Climatização”; “A Importância dos Sistemas de Filtragem e Tratamento do Ar”; “A Qualidade do Ar de Interiores”; “Sistemas Energeticamente Eficiente e a Engenharia de Manutenção”; “O PMOC de Climatização nas edificações públicas e O PMOC na palma da mão – Sistema iClass”.

Ao fim do primeiro dia ocorreu também, a entrega do Prêmio “Agora é que são elas- Mulheres no AVACR”, um reconhecimento a todas as mulheres que fazem a diferença no setor de climatização e refrigeração. O evento foi organizado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), com patrocínio do Sistema Confea/Mútua, e recebeu o apoio do Crea-MS, do Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, ASMEST, Sistema FIEMS/SENAI e ASHRAE Brasil.

*Jornalista Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações  da Abemec-MS