Conselheiro representa Crea-MT em Congresso Jubileu de Ouro em Brasília (DF)

3 de novembro de 2022, às 16h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O conselheiro do Crea Mato Grosso, eng. civil Roberto Vasconcelos, participou do Jubileu de Ouro – Congresso Brasileiro de Concreto (CBC), realizado no mês de outubro, em Brasília. Com o tema: “Sustentabilidade do Concreto em Defesa do Planeta”, o encontro teve por objetivo divulgar os avanços, estudos e conquistas recentemente alcançados no campo da engenharia de materiais e de estruturas, com foco nos aspectos ambientais, redução de carbono e sustentabilidade.

O Jubileu de Ouro é realizado pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon), entidade sem fins lucrativos declarada de utilidade pública, que tem por objetivo, promover e defender o desenvolvimento da engenharia de concreto no país, promovendo ensino, divulgação, formação contínua e comitês técnicos de prenormalização.

Durante todo o encontro foram realizadas palestras que debateram ligações em estruturas de concreto pré-fabricado; pavimentos rígidos em concreto armado; compósitos, como: concreto de ultra-alto desempenho (UHPC), edifícios sob ação do fogo, entre outros. Além disso, foi realizada ainda a premiação de profissionais da Engenharia pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade nas áreas de materiais e estruturas de concreto armado e protendido.

Considerando o setor em que atua profissionalmente, durante o CBC, o engenheiro preferiu priorizar os tópicos que trataram de Estrutura Pré-fabricada em Concreto Armado, tendo como destaque a discussão acerca da Norma Brasileira (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 9062:2017, que estabelece os requisitos para o projeto, execução e o controle das estruturas de concreto pré-moldado, armado ou protendido.

“Ao longo da discussão nós comentamos também sobre os itens relevantes deste documento normativo, entre eles: ligações semi-rígidas; aparelhos de apoio; efeito do fogo nas estruturas, e demais assuntos correlatos”, destacou.

O CBC contou com palestrantes da Universidade São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e demais profissionais com vasta experiência nas áreas projetos estruturais e construções.

“O Congresso foi de extrema relevância para nós, profissionais, que atuam nas áreas de projetos estruturais e de construções em concreto armado convencional ou pré-fabricados. Além de todo o conhecimento que adquirimos, pudemos ainda fortalecer o networking. Espero que nas próximas edições, mais profissionais do Crea-MT tenham a oportunidade de participar”, finalizou.

Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)