Conselheiro federal por MT prestigia Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

9 de agosto de 2022, às 14h42 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O conselheiro federal por Mato Grosso, geólogo Mário Cavalcanti, prestigiou, entre os dias 02 e 05 de agosto, o XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, realizado simultaneamente ao XIII Encontro de Perfuradores de Poços e a Fenágua 2022 – Feira Nacional da Água, que contou com o patrocínio e participação do Confea.

Ao representar o presidente em exercício do Conselho Federal na abertura do evento, Mário destacou a importância da agenda que tratou do tema ‘Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável’.

“Foi fundamental ter acesso ao que está sendo discutido sobre este assunto para aprimorarmos o conhecimento técnico e levar informações atualizadas para os debates no plenário federal. […] Foram apresentados conceitos modernos de perfuração de poços, a nova regulação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, projetos do Serviço Geológico do Brasil, além de estudos para maior aproveitamento e controle de aquíferos das bacias sedimentares”, destacou.

O conselheiro elogiou ainda o formato do evento realizado pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), que teve patrocínio do Confea. De volta ao formato presencial, o congresso propiciou ambiente para discussão de temas urgentes para o Brasil e para todo o planeta, com profissionais, pesquisadores, cientistas e toda a sociedade. “A tecnologia de fones individuais para palestras simultâneas foi bastante eficiente para disseminação de conteúdo sem interferências e em um ambiente amplo e aberto”, observou Cavalcanti, ao avaliar a qualidade do evento que recebeu investimento do Conselho.

Já a Fenágua contou com 80 estandes em que foram apresentados equipamentos, produtos e serviços ligados à hidrogeologia. As inovações da feira aconteceram ainda no conteúdo. O último dia foi reservado para uma série de summits – eventos voltados a públicos consumidores com palestras e workshops realizados pelos próprios expositores.

Aquíferos

As águas subterrâneas ficam sob a superfície terrestre e constituem os aquíferos, que concentram 99% das águas doces e líquidas de todo o planeta.

Delegação do Confea e da Mútua

As principais entidades ligadas à hidrogeologia no mundo afirmam que há 62,7 vezes mais água subterrânea do que toda a água superficial da Terra. E alertam que o uso sustentável desse recurso é um dos principais caminhos para que o mundo supere a crise hídrica que o planeta já começou a enfrentar. De acordo com a Abas e as previsões da Unesco, eventos severos com seca prolongada podem ser mais graves e devastadoras do que todas as pandemias e guerras da história.

O Brasil dispõe de grande volume de água superficial e subterrânea, com 350 mil m³ por pessoa. No entanto, como em todo o planeta, o maior desafio está na gestão desses recursos. Apesar da imensa disponibilidade, a população ainda está à mercê da escassez pela falta de infraestrutura e de gestão adequada. Os riscos da superexploração em alguns trechos são grandes, bem como da contaminação dos aquíferos e do desperdício.

Segundo o relatório da Unesco sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022, somente com mais investimentos em conhecimento, infraestrutura e capacitação de profissionais, as reservas subterrâneas poderão se tornar catalisadoras do crescimento econômico mundial.

Hoje, as águas subterrâneas fornecem metade do volume da água captada para uso doméstico pela população mundial e cerca de 25% de toda a água captada para irrigação, abastecendo 38% das terras irrigadas do mundo.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com equipe de Comunicação do Confea / Fotos: Confea