Conselheiro federal por MT participa de lançamento de Manual de Operação e Manutenção de Poços Tubulares Profundos

24 de maio de 2022, às 16h21 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O conselheiro federal por Mato Grosso, geólogo Mário Cavalcanti, participou este mês de maio, do lançamento   do Manual de Operação e Manutenção de Poços Tubulares Profundos. A obra é uma produção da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), MDGEO Serviços de Hidrologia e Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e com patrocínio do Confea,  visa contribuir para capacitação de profissionais, estudantes e pesquisadores que atuam na área de água subterrânea.

A publicação aborda a avaliação, operação e manutenção de poços tubulares profundos – seus equipamentos acessórios e instrumentos de monitoramento das águas subterrâneas, como pontuou o conselheiro do Confea geol. Mario Cavalcanti, durante a live de divulgação. “O manual traz conhecimentos principalmente sobre captação, controle e monitoramento para ajudar os profissionais da Geologia a trabalharem bem”, disse, ao salientar o compromisso do Conselho Federal em patrocinar livros de cunho científico e técnico que promovam inovação e contribuam para o regular exercício profissional.

“A Febrageo tem atuado em parceria com empresas e outras entidades para realizar uma série de ações que possibilitaram, nos últimos três anos, o lançamento de 14 livros, mais de 100 eventos presenciais, virtuais e híbridos, produção de 15 vídeos de divulgação de atividades profissionais, entre outras ações, em diferentes temas e direcionadas a públicos diversos, desde profissionais, estudantes, professores, gestores e pesquisadores, além do público geral. O lançamento do livro “Manual de Operação e Manutenção de Poços Tubulares Profundos” é mais uma destas ações e agradecemos imensamente nossos parceiros [MDGEO e Fundunesp] e patrocinadores [Confea/Crea, Uniper e Hidrocon]. Até o final do ano, outros seis livros serão lançados e cinco eventos híbridos serão realizados. Então, convidamos todas e todos a participarem e acompanharem nossas atividades no site e redes sociais da Febrageo”, incentivou o geol. Fábio Reis, presidente da Federação que integra o Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea.

Boas práticas

O manual abrange desde sistemas simples com um único poço tubular até mais complexos, como o rebaixamento do nível da água de grandes cavas de mineração. “Este livro apresenta uma abordagem inovadora e introduz o conceito de boas práticas na operação e manutenção de poços tubulares. Apesar de tratar de um tema pouco conhecido e até mesmo restrito nas áreas técnicas, a sua publicação deverá contribuir para que tenha um maior alcance e que possa contribuir para o avanço tecnológico e para o uso racional da água subterrânea”, reforça o geólogo e um dos autores do livro, Júlio Perroni.

Nesse sentido, a publicação estabelece um referencial homogêneo e atualizado e se apresenta como uma importante referência bibliográfica técnico-científica, abarcando assuntos ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para o uso dos recursos hídricos subterrâneos. São apresentados conceitos e conhecimentos sobre águas subterrâneas e de poços tubulares profundos, fundamentais para o abastecimento de cidades, comunidades, indústrias e obras de infraestrutura, contribuindo para sustentabilidade de empreendimentos e do planejamento territorial.

Assista o lançamento aqui

Cristina Cavaleiro Costa/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/ com  Confea e  Febrageo