Conselheiro Federal por MT participa de Cimeira Bilateral em Brasília

17 de fevereiro de 2023, às 17h32 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O conselheiro federal por Mato Grosso, geólogo Mário Cavalcanti, participou da Cimeira Bilateral Confea e Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), realizada na terça-feira (14/02), em Brasília. O evento em questão é realizado anualmente em território português e brasileiro e, nesta edição, abordou os principais avanços do Termo de Reciprocidade mantido entre as duas entidades representativas da Engenharia, Agronomia e Geociências.

A reunião contou com a participação de lideranças da Engenharia brasileira e portuguesa que, na oportunidade, assinaram um memorando de atendimento para a continuidade das tratativas de reciprocidade e definiram a criação de um grupo técnico para o acompanhamento de novos protocolos entre as entidades.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civil Joel Krüger, classificou a relação entre as entidades como um “momento interessante” debatendo problemas que, segundo ele, só podem existir quando se está em um grau de maturidade avançado. “Temos um Termo de Reciprocidade consolidado, partindo da confiança entre as duas instituições. Nosso termo de cooperação é um caso único em nível mundial, considerando o relacionamento entre ordens e conselhos profissionais, em nível paradiplomático”, pontuou.

De acordo com Mário Cavalcanti, no encontro foram debatidos temas como: acreditação de cursos, atuação estratégica, a possibilidade de instituir a Federação de Ordens e Conselhos de Países de Língua Portuguesa, a possível criação de um estande da Ordem dos Engenheiros de Portugal na 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), dados sobre os registros efetivados e de profissionais, entre outros.

A reunião contou com as participações dos conselheiros federais e também dos presidentes dos Creas Distrito Federal, eng. civil Fátima Có;  Sergipe, eng. civil Jorge Silveira; e São Paulo, eng. de telecomunicações Vinicius Marchese, além do superintendente do Crea-MG, eng. agrônomo Humberto Falcão, representando o presidente do Crea-MG, eng. civil Lucio Borges.

Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) e Assessoria de Comunicação do Confea