Confea reforça a luta contra corrupção eleitoral

24 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Por 17 votos favoráveis e uma abstenção, a Sessão Plenária n° 1.344 do Confea, que terminou dia 21 último, em Brasília, aprovou a filiação do Conselho no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). A rede, composta por diversas entidades da sociedade civil, é responsável em acompanhar a aplicação da Lei nº 9.840/99 – única da história do país de iniciativa popular – que permite a cassação de registros ou diplomas de candidatos envolvidos na compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa.

O Confea assinará um Acordo de Cooperação Técnica com o MCCE que, entre outros objetivos, visa o aperfeiçoamento técnico e cultural das profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea na defesa de mecanismos legais que assegurem a lisura dos processos eleitorais.

Ainda consta do acordo um maior envolvimento dos Creas no processo que deverá ser feito por meio da indicação de representantes estaduais no movimento. O MCCE também apoiará entidades nacionais e regionais do Sistema nas suas respectivas eleições.

Para o presidente Marcos Túlio de Melo, o Confea realiza um anseio dos profissionais do Sistema, “o de ver a autarquia à frente de movimentos que garantam a lisura dos processos eleitorais, inclusive dos Conselhos e que indique quais as formas para coibir tais práticas”.

Fonte:GCO