Confea defende suspensão de licitação da ANP

7 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, apóia a Carta do Clube de Engenharia, que manifesta preocupação com decisões da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP) quanto à licitação de blocos para exploração de petróleo, conforme o edital da Nona Rodada, que será realizada dias 27 e 28 de outubro.

O documento reivindica a suspensão da Nona Rodada e a convocação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para se manifestar sobre a inclusão das bacias e blocos ofertados no edital da ANP. A Carta sugere ainda que o governo aproveite a oportunidade para criar um grupo de estudo, com participação da sociedade civil, para debater o setor de petróleo no Brasil.

“São enormes as perspectivas da existência de novas e grandes acumulações de petróleo em áreas da Petrobrás, cercadas por blocos incluídos pela ANP no edital da Nona Rodada, o que não recomenda colocar esses blocos em licitação sem uma avaliação final da extensão dessas jazidas. (…) Se esse volume de óleo for apropriado por empresas petrolíferas mundiais, estará o Brasil inserindo-se de forma pouco vantajosa no palco de disputas energéticas travadas pelas grandes potências”, diz o documento.

A decisão foi tomada Ad referendum do Plenário do Confea, por meio da Portaria-AD nº 335, publicada dia 5 de novembro.

Fonte: Confea