Confea declara apoio à Carta do Clube de Engenharia

9 de janeiro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Plenário do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) aprovou em Brasília no período de 12 a 14 de dezembro de 2007, a decisão que declara apoio à “Carta do Clube de Engenharia”. A mesma foi direcionada ao presidente da republica, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestando preocupação com decisões da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP), tendo em vista licitações de bloco para o uso de petróleo.

Foi determinada a sua ampla divulgação aos Crea’s, Entidades Nacionais e Regionais, bem como seu encaminhamento aos poderes Executivo, Legislativo e judiciário de Âmbito federal, Estadual, Municipal, meios de comunicação e à sociedade em geral.

Considerando que o edital de licitações dessa rodada inclui blocos nas bacias de Santos e Campos, localizados ao redor de blocos adquiridos anteriormente pela Petrobras, que têm potencial para novos e grandes acúmulos de petróleo; considerando a importância de avaliação da extensão dos depósitos de modo que a quantidade e a localização dos blocos a serem licitados sejam exploradas de maneira favorável aos interesses nacionais. Atendendo o comprometimento do Sistema Confea/Crea em participar de políticas e programas que contemplem o desenvolvimento sustentável, na qual foi decidido através da assinatura do presidente da republica.

Na oportunidade estiveram presente na sessão o engenheiro mecânico Jaques Sherique, e os conselheiros federais, Admar Bezerra Alves, Ainabil Machado Lobo, Cládio Brandão Nina, Cláudio Pereira Calheiro, Fernando José de Medeiros Costa, Iracy Vieira Santos Silvano, Isacarias Carlos Rebouças, João de Deus Coelho Correia, Jorge Luiz da Rosa Vargas, José Elieser de Oliveira Júnior, Osni Schroeder, Pedro Idelano de Alencar Felício, Pedro Idelano de Alencar Felício, Pedro Lopes de Queirós, Ricardo Antonio de Arruda Veiga, Rodrigo Guaracy Santana e Valmir Antunes da Silva.

*Cristina Cavaleiro
Ascom/Crea-MT