Confea busca parceria com entidades do Panamá

2 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Um convênio de mútua cooperação com entidades do Panamá foi o principal assunto discutido ontem, 1º de agosto, entre o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, e o embaixador do país em Brasília, Juan Bosco Bernal. Ele sugeriu que o Confea estreitasse o relacionamento com várias entidades do país, como o Colégio de Engenheiros e Arquitetos do Panamá, por exemplo.

“Estamos trabalhando para aprofundar o relacionamento com o Brasil em diferentes setores, inclusive o científico e tecnológico, inclusive a academia”, ressaltou o embaixador. Bosco Bernal destacou a visita do presidente panamenho, Martin Torrijos, ao Brasil, em maio deste ano, oportunidade em que esteve em São Paulo (SP), com representantes da Federação das Indústrias do Estado (FIESP) e em Brasília. Em contra-partida, o presidente Luís Inácio Lula da Silva liderará uma missão de 30 representantes de setores estratégicos ao Panamá dias 9 e 10 de agosto. “A percepção é que a parceria entre os dois países deve se consolidar e aumentar”, afirmou Bernal.

Na audiência da embaixada o presidente Marcos Túlio pediu o apoio da embaixada para potencializar a representação do Panamá no Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, de World Engeneers’ Convention), cuja terceira edição será organizada pelo Confea, juntamente com a Federação Mundial de Engenheiros (Febrae) e realizada em agosto de 2008, em Brasília. “Precisamos desse apoio tanto para a organização do evento, como na apresentação de trabalhos realizados pelo Panamá”, ressaltou Túlio.

O embaixador sugeriu um convite à autoridade do Canal do Panamá, para que apresente a história, a evolução e a situação do Canal. “A embaixada vai enviar esse convite”, afirmou o embaixador. Também participaram da audiência o gerente de relações institucionais do Confea, René Bayma, o coordenador do projeto da WEC 2008, Rabah Mohamed e a Conselheira Iracy Vieira.

Fonte:Confea