Confea articula reposicionamento da atuação parlamentar

21 de setembro de 2021, às 15h01 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nos próximos dias 29 e 30 de setembro, o Confea irá reunir representantes do Federal e dos Regionais no 1º Enapar – Encontro Nacional de Assessoria Parlamentar do Sistema Confea/Crea. Com uma programação virtual, o workshop visa alinhar estratégias e promover atuação uníssona, como explica o presidente Joel Krüger. “A meta é ampliar a interlocução dos Regionais com as respectivas bancadas no Congresso Nacional”, sinaliza, lembrando que o resultado favorável frente à Medida Provisória 1.040/2021 somente foi possível porque as lideranças trabalharam em conjunto. “Vimos que o poder de mobilização tem mais potencial quando há um planejamento técnico que oriente a articulação direta dos Creas com os parlamentares de cada estado”, reforça o presidente do Conselho Federal.

Esse alinhamento das atividades de assessoria parlamentar passa pelo treinamento dos agentes do Sistema, como salienta Walter Bittar, cientista político que irá ministrar a palestra “Relações institucionais e governamentais”, durante dois períodos do Enapar. “Vamos capacitar os responsáveis pela atuação parlamentar dos Creas para que eles compartilhem as diretrizes com as lideranças regionais, atuem de forma integrada com o Federal e possam conferir mais peso político às ações parlamentares”, adianta o palestrante e assessor do Confea.

A programação contará ainda com aula magna sobre a conjuntura política nacional e os desafios do processo legislativo, a ser ministrada pelo professor doutor Leonardo Barreto, ex-professor substituto da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do curso de Ciência Política do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Os temas “Ações integradas de articulação política” e “Perspectivas dos Creas sobre as práticas de assessoria parlamentar” também estão na pauta de debates.

Fonte: Confea