Comunicado

15 de maio de 2017, às 10h48 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Como já divulgado pela imprensa, a rede mundial de computadores sofreu ataque cibernético em várias partes do mundo na última sexta-feira (13). E, para diminuir riscos e danos ao Sistema desta autarquia, fizemos assim como diversas instituições pelo Brasil (Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunais da Justiça, Ministério Público, Itamaraty, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre outros), desligando todos os Servidores e desconectando os links da internet.

 

A Gerência de Tecnologia da Informação (GETEC) do CREA-MT adotou recomendações do CTIR Gov (Centro de Tratamento de Incidentes de Redes do Governo, do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República), juntamente com os  fabricantes de conhecidos softwares de segurança (kaspersky e Sonicwall) e, está realizando procedimentos corretivos e preventivos em caráter emergencial, com o intuito de identificar danos ou falhas, mitigando riscos, para minimizar perdas.

 

Até o momento não foram identificadas quaisquer evidências de que o CREA-MT sofreu danos e, as soluções existentes na instituição mostraram-se eficazes em garantir a segurança da informação.


O Sistema já está novamente Ativo, mas solicitamos que comuniquem a GETEC qualquer situação que considere “diferente" ou "estranha”.