Começa a funcionar hoje Inspetoria de Nova Mutum

1 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Começa a funcionar hoje, quinta-feira (01.11), a Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em Nova Mutum – 269 km da capital. Esta será a 22ª unidade em funcionamento no estado.

A secretária de Administração de Nova Mutum, Telma Pinheiro Saravy, esteve na tarde dessa segunda-feira (29.10) na sede do Crea-MT em Cuiabá, reunida com o presidente do Conselho Tarciso Bassan, acertando os últimos detalhes para o funcionamento da unidade.

De acordo com Telma é grande o interesse da prefeitura no funcionamento da inspetoria uma vez existem pelo menos 500 obras iniciadas e empresas de grande porte, como a Sadia, em expansão. “Nova Mutum cresce muito rápido e a precisamos da presença do Crea no município”, enfatizou a secretária.

Segundo Bassan, um dos fatores importantes para a existência de um Crea em um município do interior é o número de profissionais do sistema que atuam na região. “Vivemos em um estado que possui uma renda per capta crescente, por conseqüência uma economia que atrai a cada dia novos investimentos. Os principais setores que trazem o progresso para Mato Grosso são a pecuária e a agricultura. Esse ciclo estimula outros setores como os da construção, arquitetura, etc, e com isso atrai também profissionais de nível superior e técnico ligados ao Crea”, justificou.

Para o funcionamento, a prefeitura viabilizou uma sala com toda estrutura necessária como ponto de internet e telefone. Já os móveis, computador, material de expediente, ar-condicionado, uma moto para fiscalização e funcionários serão responsabilidade do Crea.

PLENÁRIA – A instalação de quatro novas inspetorias do Crea-MT foi aprovada por unanimidade pelo Plenário em 12 de junho deste ano. Além de Nova Mutum estão na lista Campo Novo dos Parecis, Campo Verde e Alto Araguaia.

Atualmente pelo menos 12 mil profissionais do Sistema Confea/Crea atuam no estado. Por isso o interesse do presidente do Conselho e Diretoria em desenvolver projetos e convênios em que sejam criadas novas inspetorias do Crea no estado. “Não são apenas os prefeitos que precisam ter interesse, mas os vereadores, sociedade e, principalmente os profissionais que atuam nas regiões onde não possuem inspetorias que podem brigar por esse direito”, frisou Bassan.

Sem uma inspetoria, o Crea mais próximo ou a sede na capital são os endereços mais indicados para as pessoas solicitarem informações sobre profissionais e para emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART). “O Crea assegura o exercício legal das profissões do Sistema Confea/Crea em defesa da sociedade. É preciso que o cidadão conheça o Crea, sua organização básica, a sua atuação nos vários campos profissionais e serviços de interesse da comunidade, uma vez que trabalha com orientação, habilitação, fiscalização, certificação, aperfeiçoamento e controle do exercício profissional”, lembrou Bassan.

A instalação do Crea em qualquer cidade do estado depende da aprovação da diretoria e da plenária do órgão. O primeiro passo é elaborar um projeto e encaminhar para o Conselho. Depois, a proposta precisa ser votada e aprovada pelos conselheiros. Se aprovada, é feito um convênio entre a prefeitura ou órgão solicitante e o Crea-MT.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT