Com apoio do Crea-MT, Ibape realiza curso de Perícia em Incêndios 

25 de novembro de 2022, às 17h51 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), o Instituto Brasileiro de Avaliações de Perícia de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT) realizou, entre os dias 11 e 12 de novembro, o curso de Perícia em Incêndios, no 1º batalhão do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá.

O encontro tinha como objetivo proporcionar a capacitação de profissionais das Engenharias e Arquitetura na intenção de inseri-los na área de atuação de perícias. O curso foi conduzido pelo eng. civil Antonio Correa, que debateu temas como: fundamento teórico do triângulo do fogo, vestígios materiais deixados no local de incêndio, características de incêndio acidental e criminoso, leis da termodinâmica, lei de Fourier, oitiva de testemunhas, local mediato imediato, entre outros assuntos.

“Os participantes tomaram consciência da ciência não determinística, adotando    procedimento científico de ponta, podendo aplicar após uma meditação e estudo para atualização e mudança da aplicação das ferramentas novas da matemática. O objetivo é chamar atenção para o novo pensamento, para a complexidade das coisas e do pensamento”, pontuou Antonio, agradecendo o apoio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e especialmente ao comandante-geral, coronel BM Alessandro Borges Ferreira.

O eng. eletricista Ivan Corrêa Gonçalves, presidente do Ibape MT, destacou a importância da capacitação para a atuação profissional, enfatizando também a necessidade constante de atualização. “Lá na frente nós vamos colher os frutos e cada profissional tem seu foco, cada um tem um interesse e escolhe o seu caminho. Nós estamos oferecendo oportunidade para os profissionais se reciclarem e se manterem atualizados constantemente.

Ainda, de acordo com o presidente do Ibape-MT, eng. eletricista Ivan Corrêa Gonçalves, a realização do curso foi possível graças ao chamamento público do Crea Mato Grosso. “Foi o Crea que nos oportunizou a oferecer aos profissionais esse tipo de promoção aos associados, às pessoas que estão cada vez mais buscando por capacitação. O Crea, juntamente com a Mútua, fez com que o valor do investimento fosse menor, quase simbólico e isso ajudou bastante”, finalizou.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Fotos: Rennan Kawahara e Igor Bastos – Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)