Colegiado aprova reunião plenária itinerante e treinamento de ART do novo Sistema eCrea

13 de novembro de 2019, às 15h34 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A última sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT) de 2019 será realizada dia 11 de dezembro, fora da sede do Regional Mato-grossense, juntamente com o treinamento para fiscais e administrativos  sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica(ART) no novo Sistema e-Crea, que entrará em operação em janeiro de 2020, além de reunião com inspetores, foram um dos assuntos debatidos e aprovados pelo colegiado durante a sessão plenária realizada terça-feira, 12 de outubro. Durante a reunião, o coordenador da Comissão de Meio Ambiente (CMA), conselheiro Benildo Valério de Farias e o membro da CMA, conselheiro Joaquim Teodoro apresentaram relatório de atividades.

Entre os trabalhos realizados na está a mesa de debate em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho deste ano, além da II Mesa Redonda alusiva ao Dia do Engenheiro Sanitarista em julho de 2018, bem como propositura da mudança da CMA de Comissão Especial para Comissão Permanente, elaboração de contribuições para o Manual de Fiscalização do Meio Ambiente Confea/Crea, solicitou da Secretaria de Estado de Meio Ambiente a lista de Anotações de Responsabilidade Técnicas(ARTs) de execução, baixa, cancelamento e substituição de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e promoveu no exercício 2019, cinco reuniões ordinárias. Com o termino do mandato do conselheiro Victor Juliano Barroso como diretor financeiro do Crea-MT, durante a plenária, foi aclamado o conselheiro Edson de Miranda, que assumirá a cadeira a partir de 01 de janeiro de 2020.

Presidida por João Pedro Valente, a mesa da plenária também foi composta pelo diretor financeiro da Mútua nacional Juares Samaniego, diretor administrativo Marcelo Capellotto, vice-diretor administrativo, Sinvaldo Gomes de Moraes, diretor financeiro Victor Juliano Barroso e o vice-diretor financeiro, Ronaldo de Abreu Gonzales. O presidente do Crea Mato Grosso, João Pedro Valente falou sobre a receptividade durante sua visita nas inspetorias de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal, onde reuniu com profissionais do Sistema nesses municípios para debater demandas das atividades de engenharia nessas regiões, agradecendo também os conselheiros  que estavam presentes em Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal. Na ocasião, foram apreciados 53 processos de autos de infração, um registro de empresa e dois registros de pessoa física.

A presidente da Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest-MT), Suzan Lannes falou sobre a participação de profissionais do Crea-MT no 21º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest) de 06 a 08 de novembro em Teresina no Piauí, destacando a importância do intercambio da região com os países da Espanha e Portugal no evento, e no próximo ano o Conest será também em novembro em Cuiabá. A conselheira lembrou o pleno que dia 27 de novembro é comemorado o dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho, na qual será realizada no plenário do Crea-MT palestra sobre “Laudos Periciais”, ministrada por uma juíza do Trabalho.

REUNIÕES PLENÁRIAS – O Plenário é o órgão de segundo instância deliberativo do sistema Confea/Crea, constituído pelo presidente e por conselheiros regionais. Os conselheiros são representantes das associações de classe, instituições de ensino e sindicatos das categorias registradas no Conselho, tendo cada um deles seu respectivo suplente, ambos com mandato de três anos.

Compete ao Plenário do Crea-MT, entre outras atribuições, aprovar ou não a habilitação e fiscalização da atividade profissional. Decidir em segunda instância sobre processos de infração à legislação e ao Código de Ética Profissional, entre outras competências fixadas pelo Regimento Interno.

Atualmente, o Crea-MT tem 42 conselheiros efetivos, com igual número de suplentes. As sessões plenárias ordinárias são realizadas mensalmente. É necessária a presença de 50% mais um, para que as reuniões sejam realizadas. O Pleno do Crea-MT tem ainda sua composição renovada em 1/3 anualmente.

Texto: Cristina cavaleiro/Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT