Projeto “Educação e geociências” desenvolve exposições em escolas

Exposição realizada na Escola Estadual Governador Garcia Neto

O Projeto de Extensão Educação e Geociências, desenvolvido por Professores do Instituto de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso, com a participação de estudantes do Curso de Engenharia de Minas, Engenharia de Computação e Geologia, está em seu segundo ano de funcionamento e durante este tempo desenvolveu exposições de rochas, minerais e fósseis em escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.

Os conteúdos de geociências são fundamentais para a compreensão da história evolutiva da Terra, dos mecanismos de controle climáticos e das limitações dos recursos existentes no nosso planeta. Através das rochas, fósseis e minerais é possível conversar e aprender de forma interdisciplinar sobre química, física, biologia, história e geografia. O projeto visa auxiliar a despertar o interesse pela ciência e contribuir para o pensamento crítico, apresentando aos estudantes perguntas como: Onde são usados minerais e rochas no nosso dia-a-dia? É possível existir uma sociedade moderna sem mineração? Os recursos naturais são renováveis? Qual a história do nosso planeta? Como ocorreu a evolução biológica? Essas são algumas das questões que podem ser respondida através do acervo disponibilizado na exposição.

Exposição realizada na Escola Estadual Governador Garcia Neto

No ano de 2017 duas exposições foram realizadas, sendo a primeira delas na Escola Estadual Governador Garcia Neto, situada no município de Várzea Grande. A segunda exposição foi realizada durante a III Semana de Engenharia realizada pelo Instituto de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande. Nesta quinta-feira dia 16 de agosto, o projeto irá visitar a Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, situada no Bairro Esperança. Durante os próximos meses, ao menos mais cinco instituições de ensino receberão a exposição.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), Museu de Rochas, Minerais e Fósseis da Faculdade de Geologia (FAGEO) e a Coordenação de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso.

Mais informações: Prof. Me Caiubi Kuhn – (65) 98126-7973.