Ciclo da Sobrevivência

21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Os cinco pilares básicos do Ciclo da Sobrevivência no Trânsito são:

Conhecimento: É de fundamental importância que o motorista conheça as leis e normas de trânsito, as particularidades do veículo que está dirigindo e as condições adversas a serem enfrentadas, tais como chuva, ofuscamento, os buracos, o tráfego, os outros motoristas, as condições do piso e sinalização das vias, etc.

Atenção: O ato de dirigir exige que o condutor mantenha atenção constante aos diversos fatores que surgem ao seu redor, tais como, outros veículos, motos, bicicletas, alagamentos, pista molhada, pedestres, sinalização, etc.

Habilidade: É necessária para dirigir um veículo e operar seus equipamentos, reconhecer as situações que dinamicamente se apresentam durante o percurso e decidir corretamente o que fazer.
Previsão: É antecipar um acontecimento. O condutor VÊ determinado cenário e PREVÊ o que pode acontecer. Por exemplo: VÊ a porta entreaberta de um carro estacionado e PREVÊ que alguém vai abrir a porta para desembarcar. VÊ uma pessoa entre dois carros estacionados e PREVÊ que vai atravessar a rua.

Ação: Um motorista com os conhecimentos necessários, a atenção constante e a habilidade para dirigir e reconhecer os riscos, prevendo o que poderá acontecer, certamente agirá de modo seguro evitando assim que uma situação de risco se transforme em acidente.
É chamado de Ciclo porque o aprendizado é constante e as lições aprendidas, tanto nos acidentes que se efetivaram, quanto nas escapadas por um triz, realimentam o Conhecimento dando assim início a um novo ciclo.

Pratique o ciclo e dê preferência à vida!

*Luiz Roberto M. C. Cotti
11.9357.7310 – 11.3467.6771
projeto@sobrevivencianotranstio.com.br