Chuva: Dicas para enfrentá-la e sair ileso

21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Nunca é demais recordar algumas dicas para enfrentar a chuva e sair ileso, principalmente nesta época do ano onde elas ocorrem com muito mais freqüência.
A Chuva é mais um ingrediente adicionado ao “caldeirão de estresse”, que torna o dia a dia dos motoristas e pedestres ainda mais fervente.
Além de reduzir a visibilidade, no início, a chuva torna o piso muito mais escorregadio, porque a água desprende os resíduos de óleo, areia e outros impregnados ao piso, formando uma mistura excessivamente escorregadia que aumenta em até 5 vezes a distância de frenagem de um veículo.
Portanto, quando enfrentar uma situação deste tipo, redobre a atenção, reduza a velocidade e aumente a distância de seguimento. Apenas como exemplo, um veículo a 40 km/h, em piso seco, com motorista e veículo em condições normais, necessitaria de um espaço de 18 metros para parar. No início da chuva, seriam necessários até 90 metros!
No caso de chuvas mais intensas, o excesso de água sobre o piso pode levar o veículo a uma condição de aquaplanagem, fenômeno pelo qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água que está sobre o piso e literalmente perdem o contato com o solo. Neste caso, não há muito que fazer, pois nenhuma ação que for tomada, fará o veículo voltar à condição de aderência inicial. Portanto o melhor que se tem a fazer é: Manter o volante firme; não frear; tirar o pé do acelerador; e aguardar novo contato das rodas com o piso.
Pista alagada é outra condição de risco a ser enfrentada em dias de chuva. Se você estiver em uma região conhecida, antecipe ações e altere sua rota, evitando assim as áreas de alagamento. Caso não conheça a região, fique atento e saia das regiões baixas e próximas a córregos e rios, pois o nível da água pode subir rapidamente. Enfrente as águas somente se tiver certeza de que vai conseguir passar com o veículo. Não se arrisque nas enxurradas, elas são muito mais fortes do que você pode imaginar e certamente o arrastarão.
Em dias de chuva as ultrapassagens devem ser feitas somente se estritamente necessárias e com redobrado cuidado. O veículo a ser ultrapassado pode envolver você numa nuvem de água e sujeira, levando a visibilidade à zero!
Como estão as palhetas do limpador de pára-brisas de seu carro? Se não estiverem em boas condições: troque-as já! Caso contrário você só vai lembrar quando enfrentar uma nova chuva. Até quando você vai se arriscar e colocar os outros em risco? Até quando vai enfrentar a chuva e sair ileso?

*Luiz Roberto M. C. Cotti
-11.9357.7310 – 11.3467.6771
-sobrevivencianotransito@hotmail.com