CEP reúne mais de 200 profissionais em Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste e Campo Verde

10 de agosto de 2022, às 8h30 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Mais de 200 profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências se reuniram em Rondonópolis, Campo Verde, Primavera do Leste e Jaciara, entre os dias 03 e 05 de agosto, para prestigiar a 11ª edição do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, que tem como principal tema: “Desenvolvimento nacional com implantação de políticas públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências”.

Em Rondonópolis o congresso foi realizado na Unic; em Jaciara, na Câmara Municipal; em Primavera do Leste, na Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEAPL); já em Campo Verde o encontro ocorreu na inspetoria do Crea-MT.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego explicou que a meta do evento é integrar profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, com a sociedade e entidades governamentais. Isso se faz possível com a aprovação e encaminhamento, às Comissões Organizadoras Regionais, de proposições que defendem a discussão de temas centrais.

“A importância do CEP se dá na medida que o profissional passa a ser inserido no sistema. O profissional do interior do estado é tão envolvido e conhecedor das resoluções e das demandas quanto os que atuam na capital. Com necessidades específicas que justificam cada vez mais que sejamos ouvidos”, explicou o eng. civil Tércio de Paula.

Em concordância, o inspetor do Crea-MT em Primavera do Leste, eng. agrônomo Clóvis Albuquerque, enfatizou que o Congresso é um fórum de debate, onde a interação profissional se torna evidente como uma ferramenta de auxílio a todos aqueles que estão presentes.

Durante os encontros foram debatidos temas relacionados ao trabalho dos engenheiros, agrônomos e técnicos em Segurança do Trabalho; bem como as necessidades profissionais relativas à qualificação e atuação do Conselho. Além disso, os profissionais presentes também puderam apresentar propostas para melhoria do Sistema.

O conselheiro, eng. agrimensor Carlos Roberto Michelini, esteve presente no evento realizado em Rondonópolis, oportunidade em que a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT) foi apresentada aos profissionais. Temas como: formação profissional, inserção no mercado de trabalho e a possível realização de um exame para desempenhar a profissão – como a prova realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também ganharam espaço na discussão.

“O CEP é o momento de dar voz ao trabalhador do Sistema, às reivindicações e às mudanças que ele julgar necessárias. Nesse encontro pudemos debater a questão da formação profissional e de como ele pode ser inserido no mercado, de maneira que a sociedade entenda que ele teve uma boa formação e que tem um bom conhecimento técnico”, destacou.

O inspetor do Crea-MT em Rondonópolis, eng. civil Vagner Pinheiro, que também esteve presente no 11º CEP classificou o congresso como um importante lugar de fala oferecido aos profissionais, considerando a oportunidade de compartilhamento de ideias. “Sermos ouvidos e podermos ouvir nossos pares é parte das demandas dos profissionais de todo o sistema, e é exatamente o que temos conquistado aqui em Mato Grosso. Essa experiência despertou o desejo dos participantes de representarem o estado no encontro nacional, motivados por conquistar as transformações que tanto queremos”, enfatizou.

Em Primavera do Leste, entre os principais tópicos debatidos, destacam-se temas relacionados à Mútua Saúde, ao associativismo potencializado através do fortalecimento da categoria; o aprimoramento constante e presencial, com apoio do Conselho; bem como a atribuição desses profissionais. Em Primavera do Leste e Campo Verde o evento contou a participação do conselheiro federal, geólogo, Mário Cavalcanti.

Segundo o inspetor do Crea Mato Grosso em Primavera do Leste, eng. mecânico Marcos de Sousa, durante o encontro também houveram debates relacionados à busca por maior eficiência no sistema de comunicação do Conselho, assim como a importância da participação dos delegados estaduais no Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

Ainda, de acordo com a coordenadora do 11º CEP, conselheira eng. civil Marciane Prevedello Curvo, “as propostas apresentadas durante o congresso serão levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado entre os dias 06 e 08 de outubro, em Goiânia. O evento tem o objetivo de discutir proposição de políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando incentivar a participação de profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional”, explicou.

Na ocasião, o diretor-geral da Mútua, eng. civil Adjane Prado, também explicou aos participantes do evento sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT). “Conhecida como o braço social do Sistema, a instituição oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja um carro novo, uma viagem, uma pós-graduação, um upgrade no seu empreendimento e outros”, ressaltou.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)