Cecas aborda projeto de combate a incêndios, execução de barragens e pautas em defesa do profissional

29 de julho de 2022, às 12h24 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho (CECAS) realizou reunião extraordinária, nessa terça-feira (26.07), a fim de debater assuntos relacionados ao exercício profissional. O encontro foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em Cuiabá.

Durante a reunião, que contou com a presença de membros da diretoria da Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest), ganhou destaque o debate sobre assuntos relacionados à profissão e projetos de combate a incêndios. “Discutimos esses temas e a conselheira eng. de Segurança do Trabalho Giuvania Maria Soares ficou responsável pela interlocução dos assuntos referentes a essa questão”, destacou o coordenador da CECAS, eng. civil Darci Lovato.

Na ocasião também foram debatidas assuntos relacionados à atribuição para execução de barragens. Diante disso, ficou definida a realização de uma reunião, juntamente com os coordenadores da Câmara Especializada de Geo, Minas e Industrial (CGMI) e da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro), a fim de alinhar definições sobre o tema.

Além disso, foram retomados os debates relacionados ao piso salarial dos profissionais de Engenharias no setor público. “Fizemos uma análise jurídica sobre uma ação que o Crea-MS ingressou e teve êxito. Vamos acompanhar para ver se conseguimos alguma coisa nesse sentido aqui também no nosso Crea. […] Algumas prefeituras estão lançando editais com valores irrisórios, então essa é a nossa preocupação”, enfatizou Darci.

Ainda, durante o encontro, foi discutido o andamento do Grupo de Trabalho (GT) da Plenária Itinerante, a ser realizada no mês de agosto em Primavera do Leste. Na oportunidade, foram alinhadas questões pontuais visando a organização e a mobilização para que coordenadores de instituições de ensino superior, profissionais e entidades de classe da região participem do evento.

Por fim, além de todos os temas analisados, ocorreu ainda o debate e a deliberação de vários projetos encaminhados pelo e-Crea e projetos de denúncias que estavam pendentes de deliberação.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) / Fotos: Igor Bastos