Ceasa vai distribuir 1,3 tonelada de alimentos a entidades por mês

19 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Fonte: CorreioWeb

A central de abastecimento Ceasa de Brasília está cadastrando entidades interessadas em participar do projeto ‘Banco de Alimentos’. O estabelecimento selecionará instituições que receberão cerca de 40 quilos de produtos por semana. O presidente da Ceasa, Raul Canal, diz que cerca de 1,3 tonelada de frutas, verduras e legumes são desperdiçados todo mês.

“Os alimentos distribuídos serão aqueles que não foram vendidos pelos produtores rurais durante o dia. São fresquinhos e de ótima qualidade. E nem será preciso que a instituição venha buscar, levaremos aos endereços cadastrados”, garante. As entidades têm até o final de março para procurar a ouvidoria da Ceasa. Até o momento, já foram feitos seis cadastros.

Na primeira semana de abril, Canal quer tudo funcionando. “Estamos cadastrando e selecionando ao mesmo tempo as organizações não governamentais (OnGs), igrejas, creches e entidades filantrópicas. É um trabalho dinâmico. Não podemos perder tempo. Esses alimentos podem suprir a necessidade de até 3,5 mil pessoas por dia”, conta. A seleção das entidades será baseada no relatório apresentado por agentes sociais. “Os locais serão visitados e serão checados a seriedade da entidades e o trabalho desenvolvido por elas”, diz.

A doação de alimentos vai acontecer de segunda a sábado. “Precisamos de muita gente envolvida neste trabalho. Até o momento recebemos a ajuda financeira dos sindicatos da Policia Militar, médicos do DF, escolas particulares e policiais federais. Cada um contribuirá com o salário de um funcionário”, comemora. Canal pede ainda a ajuda de voluntários “Queremos o envolvimento de toda a população. Nutricionistas, aposentados e assistentes sociais são bem-vindos. Necessitamos de muita gente envolvida nesse projeto”, afirma.

Segundo Canal, o desperdício na Ceasa chega a 1,3 tonelada de alimentos por mês, o que equivale 5% do total comercializado. “Os produtos que mais estragam são as hortaliças, mesmo os menos perecíveis, como a cebola e batata, têm 4% de desperdício”, informou.

Documentos exigidos para o cadastro
As entidades interessadas deverão procurar a ouvidoria da Ceasa e apresentar os seguintes documentos:

Estatuto social da entidade;
Título de utilidade pública;