Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do Crea-MT se reúne com Agência Nacional de Mineração

24 de maio de 2023, às 10h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), as conselheiras da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do Regional, geóloga Sheila Klener e geóloga Daiane da Silva Brum se reuniram com o gerente de Fiscalização do Crea-MT Jakson Paulo da Conceição e o chefe de Serviço de Fiscalização de Barragens de Mineração do Eixo Sul da Agência Nacional de Mineração (ANM), eng. de minas Márcio Correia de Amorim.

O encontro que ocorreu em maio teve o objetivo de discutir e levantar as diretrizes para o cumprimento do Termo de Cooperação nº 001/2018 ANM/CONFEA. Em suma, “este termo visa estabelecer o compromisso de troca de informações recíprocas sobre as atividades das empresas e dos profissionais da área de mineração”, explicou Sheila.

Além disso, o documento busca formalizar a intenção de colaboração entre os dois órgãos, no âmbito de suas competências, na fiscalização do exercício profissional da Geologia e da Engenharia de Minas, para observância da legislação aplicável.

Na oportunidade, foi acordado que será realizado um treinamento oferecido pela ANM aos fiscais do CREA/MT para fiscalização em conjunto ANM/CREA-MT em barragens de mineração do Estado de Mato Grosso, para verificar o cumprimento efetivo do exercício da profissão.

A renovação do Termo de Compromisso possibilita que ações integradas continuem sendo desenvolvidas, conforme a minuta do Acordo, já existente, voltadas para dinamizar e aprimorar a fiscalização do exercício profissional e da atividade mineral no âmbito da Modalidade de Geologia e Engenharia de Minas em todo território nacional.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro | Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/ Fotos: Rennan Kawahara