Banco Central prevê inflação de 3,5% e o PIB de 4,7% para 2007

29 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2007 no cenário de referência do Banco Central caiu de 3,8% para 3,5%, de acordo com o relatório trimestral de inflação divulgado ontem pela instituição. Para 2008, a previsão para o IPCA recuou de 4,4% para 4,1%. Ambas as projeções estão abaixo do centro da meta, de 4,5%. O cenário de referência considera a manutenção da taxa Selic em 12% ao ano e a taxa de câmbio constante em R$ 1,95 por dólar, em todo o horizonte de previsão.

O BC também revisou a projeção para o crescimento da economia brasileira (Produto Interno Bruto) em 2007, que passou de 4,1% para 4,7%. O BC pondera, no entanto, que “os erros de previsão associados às projeções de crescimento do PIB são consideravelmente maiores do que os associados às estimativas de inflação”.

O relatório do BC informa que a revisão da projeção de crescimento do PIB para este ano incorpora um cenário mais otimista para a agropecuária. Pelos dados do relatório, a estimativa de avanço da agropecuária de 2007 foi elevada de 4,8% para 7%. Essa alteração reflete o crescimento de 15,5% (ante 11% em março) projetado pelo levantamento do IBGE para a safra agrícola.

Para o setor industrial, a estimativa de expansão caiu 0,3 ponto percentual e passou para 4,4%. “Espera-se nos próximos meses maior dinamismo da indústria extrativa, especialmente do minério de ferro e da produção e distribuição de eletricidade, gás e água”. A previsão de avanço do setor de serviços este ano foi elevada de 2,3% para 4,3%. O comportamento do setor vem se constituindo o principal responsável pela elevação esperada do PIB em 2007.

Fonte:Brasília/AE