Avanços no saneamento da capital é tema de reunião entre Crea-MT e Águas Cuiabá

17 de julho de 2019, às 12h05 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente reuniu com o diretor geral da empresa Águas  Cuiabá, Luiz Fernando Fabbriani, terça-feira, 16 de julho, para discutir os avanços da rede de água da capital.

“ A empresa de saneamento vem mostrando a expansão e melhoria do Sistema de saneamento básico de Cuiabá para que toda a comunidade por meio do Crea Mato Grosso e outras entidades representativas possam acompanhar a evolução   das obras e cumprimentos dos índices de saneamento previstos no contrato de concessão da capital. A concessionária está realizando de forma frequente encontros dessa natureza para prestar contas e expor como os trabalhos estão sendo entregues. Como se fala  do Crea-MT, um órgão de autarquia federal, existe uma relação integrada por se tratar da engenharia. É fundamental a empresa ser convocada em plenário. Dessa forma podemos fazer uma apresentação ampla sobre o nosso trabalho aos conselheiros e dar ciência do que está sendo entregue”, detalhou o diretor geral da Águas Cuiabá.

O presidente do Regional Mato-Grossense, João Pedro Valente ressaltou que receber as demandas executadas pela empresa de saneamento do município de Cuiabá serve de base para o conselho, principalmente pelo Crea-MT ser o fiscalizador do exercício profissional”, disse o presidente do Crea-MT.

Durante a reunião, Valente lembrou que em fevereiro acompanhado com vinte cinco Conselheiros Estaduais e assessores técnicos visitaram as instalações de duas estações de tratamento de água (ETAs Central e Ribeirão do Lipa) e uma estação de tratamento de esgoto (ETE Tijucal), de Cuiabá.

“ Na época, foi explanado um panorama do saneamento básico da capital mato-grossense, tanto sobre as obras em curso, investimentos já realizados e previstos, inteligência em gestão dos sistemas de água e esgoto e preparação da cidade para o desenvolvimento sustentável. Tivemos dois momentos importantes. O primeiro, quando nossos conselheiros puderam questionar tecnicamente sobre essas obras e investimentos e o segundo foi durante a visita técnica nas instalações de duas estações de tratamento de água e uma estação de tratamento de esgoto”, explanou, João Pedro Valente.

Na oportunidade, o presidente João Pedro Valente e o diretor geral da concessionária de Água discutiram sobre a visão do saneamento no país e os déficits de investimento, visando a universalização. Para que possibilite os investimentos têm que existir tarifas, tanta as públicas como as privadas estão bem semelhantes, mostrando que os benefícios que já estão sendo percebidos nas cidades que a empresa de saneamento faz operação.

“ Os indicadores de saúde caíram bastante. Na capital por exemplo, melhorou 50%, resultando na diminuição de pessoas indo ao hospital por questões de doenças hídricas. Isso é fundamental e não é perceptível. No final das contas a prefeitura e o estado economizam muito e também a produtividade do trabalhado aumenta. O aluno não perde aula, isso faz a diferença quando se compara a uma cidade, até mesmo um estado, em saneamento em prática.

Os investimentos correntes que estão sendo feitos por meio de um termo de ajuste de conduta, assinado com a prefeitura de Cuiabá, onde tínhamos que entregar diversas obras, a exemplo de dois sistemas de água outros dois de esgoto, além de grandes bacias de tratamento de esgoto de coleta nos bairros Dom Aquino e Tijucal. Até o final do ano serão entregues as obras da Eta, Sistema Ribeirão do Lipa e nova Eta Sul, mudando a visão da sociedade que tem demostrado que o nível das reclamações, conhecimentos e interação frente a companhia mudou completamente, resultando na valorização imobiliária nas regiões, até porque essa água é própria para consumo, contendo fluo e cloro, testada com 600 mil análises laboratoriais”, destacou Luiz Fernando, salientando que a Águas Cuiabá estando lado a lado com o Crea-MT nesse trabalho, mostra a busca pela excelência, tanto do Conselho como da empresa de tratamento de água.

No encontro, o presidente do Crea Mato Grosso recebeu do diretor da empresa , o Livro” Vale do Rio Cuiabá e suas belezas”. Ele faz parte da comemoração dos 300 anos da Capital. O livro retrata uma reflexão da bacia do rio Cuiabá, mostrando o social e cultural  da cidade,  através de belas fotografias. “ A concessionária está nos presenteando com algumas unidades, que serão sorteadas aos profissionais no estande do Crea-MT , durante a 76° Semana Oficial da Engenharia (Soea),  que será realizada em setembro em Palmas no Estado de Tocantins”, salientou Valente.

Sistema de Distribuição de Água

A concessionária tem cobertura de 100% do município. Neste pacote de obras, estão  previstas  a ampliação no Sistema que garante  o fim da intermitência,  exceto as áreas de invasão e onde contem fraude que prejudicam o fornecimento de águas (gatos). Entre as ações estão a entrega da 2° etapa do Sistema Riberão do Lipa e o novo Sistema Sul, com a nova Estação de Tratamento Sul, próximo ao Parque Cuiabá.

Texto: Cristina Cavaleiro/Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT