Autoridades públicas e entidades de classe se reúnem para discutir a expansão da ferrovia Senador Vuolo

28 de maio de 2019, às 18h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Assessor Parlamentar do Crea-MT, Eloi da Silva Pereira e o vice-presidente da Fecomércio-MT, Manoel Procópio

Representando o presidente do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, o assessor Parlamentar do Crea-MT, Eloi da Silva Pereira participou da reunião do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, segunda-feira (27/05) na Federação do Comercio de Mato Grosso (Fecomércio) que tratou da expansão ferroviária ligando Rondonópolis a Capital até a região norte do estado.

O vice-presidente da Fecomércio-MT, Manoel Procópio, dirigiu o encontro e afirmou que o trabalho está sendo realizado em conjunto com as entidades que compões o Fórum.

“Está união tem o foco na concretização da ferrovia até o norte do estado, que foi deixada de lado anteriormente. Agora, estamos reunindo aqui todas as autoridades públicas para sensibilizá-los sobre a importância desse modal no desenvolvimento da capital e municípios vizinhos, tanto para o agronegócio, quanto para as indústrias e comércio em geral”.

Para o presidente do Fórum, uma malha ferroviária se faz necessária para o desenvolvimento do estado, ligando de Norte a Sul e de Leste a Oeste. “Os trilhos que levam até o terminal ferroviário de Rondonópolis precisam avançar e atingir Cuiabá e ir para o norte do estado. Para isso acontecer, precisamos do envolvimento da classe política e sua integração com o setor produtivo para dar celeridade neste projeto”, disse Francisco Vuolo.

Sobre o andamento do projeto para a sua ampliação, Vuolo explicou que precisa haver, primeiramente, a renovação da concessão da empresa Rumo com o trecho da Malha Paulista, no Estado de São Paulo, principal corredor de exportação do país, ligando Rondonópolis ao Porto de Santos (SP). O segundo passo é o estudo de viabilidade da expansão da ferrovia até a região norte. “A Rumo já apresentou, no ano passado, interesse nesta ampliação e prevê um investimento de R$ 6 bilhões em obras para viabilizar o novo trecho. A proposta de expansão da ferrovia tem recursos exclusivamente privado”.

O represento do Crea Mato Grosso pontuou a importância da Ferrovia passar pelo Vale do Rio Cuiabá. “A capital está na região mais central do país, dificultando a saída de produtos manufaturados, por ter uma logística muito onerosa até chegar aos portos. Se a ferrovia passar por Cuiabá trará investidores na áreas da indústria, trazendo desenvolvimento econômico, dessa forma aumentando o comercio e fazendo uma redistribuição de renda, possibilitando assim o crescimento para toda região, beneficiando, 13 municípios”, destacou o assessor Parlamentar do Crea-MT.

O Fórum pretende agora, agendar reuniões com a empresa Rumo, detentora do direito de exploração da ferrovia, e com o governador do estado Mauro Mendes (DEM), para buscar engajamento político no apoio para a instalação do terminal ferroviário na capital e sua conclusão no norte do estado.

Estiveram presentes na reunião: o senador Jayme Campos (DEM)) e representantes dos demais senadores da bancada de Mato Grosso; os deputados federais José Medeiros (PODE) e Dr. Leonardo (SOLIDARIEDADE); o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Cesar Miranda; o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (PSD); e demais autoridades da iniciativa privada que compõe o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, presidido por Francisco Vuolo, para participarem da reunião que tratou da expansão ferroviária ligando Rondonópolis a Cuiabá até a região norte do estado.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações da Fecomércio