Audiência na Câmara discutirá construção da Ferronorte

18 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

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Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza audiência pública na quinta-feira (20) para discutir a construção e a operação da Ferronorte no trecho Cuiabá-Rondonópolis-Alto Taquari. O debate foi proposto pelo deputado Wellington Fagundes (PR-MT). Ele defende urgência para as obras da ferrovia, cujo trajeto total de 5 mil quilômetros vai interligar o Centro-Oeste e a Amazônia legal ao Sul do País.

“Temos convicção de que a construção desta etapa da ferrovia beneficiará o estado do Mato Grosso, trazendo um incremento econômico para a região, o que, sem dúvida, será revertido em melhoria para a qualidade de vida da população local”, afirma Fagundes, autor de projeto (7174/02) que cria linha para transporte de passageiros na Ferronorte.

Foram convidados para o debate: a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Luciano Coutinho; o presidente da Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves; o presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Hees; o presidente do fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo – vereador de Cuiabá.

A audiência está marcada para as 10h, no plenário 5.

Transporte de passageiros

O deputado mato-grossense também apresentou à Câmara na semana passada, proposta (PL 7174/02) que cria linha transporte ferroviário de passageiros ao longo da Ferrovia Senador Vuolo (Ferronorte), no trecho que liga os estados de Mato Grosso e São Paulo.

Segundo Fagundes, a Ferronorte representa hoje o maior projeto de desenvolvimento do Centro-Oeste. Ele informa que o projeto inclui a ligação ferroviária de São Paulo/Cuiabá, Cuiabá/Santarém e Cuiabá/Porto Velho. O deputado defende o aproveitamento da ferrovia para o transporte de passageiros devido ao potencial turístico de Mato Grosso, e cita como exemplo desse modelo a Ferrovia do Carajás, concebida inicialmente para transporte de minérios.

A proposta será encaminhada para análise das comissões permanentes da Câmara.

Fonte:TVCA