Assessor parlamentar do Crea-MT participa de 2ª edição do Enapar

4 de julho de 2022, às 11h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O assessor parlamentar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil João Namir Mendonça, participou, de maneira virtual, do 2º Encontro Nacional de Assessorias Parlamentares (Enapar) do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado nos dias 22 e 23 de junho, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

“O evento de grande abrangência para os regionais do Brasil reuniu representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O encontro tem como objetivo a discussão de demandas referentes as proposituras parlamentares em tramitação no Congresso Nacional e nas Assembleias Estaduais. O evento serve para alinhar pautas relacionadas aos Creas, o que modificou e o que precisa melhorar, interligando ideias entre os participantes. Visualizo também como uma troca de experiência e informações no âmbito desse setor”, detalhou o eng. civil.

Também participaram do encontro o presidente em exercício do Confea, eng. civil João Carlos Pimenta, o superintendente de Integração do Sistema, eng. civil Osmar Barros Júnior, conselheiros federais, presidentes dos Conselhos Regionais, além de representantes do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e das coordenadorias de câmaras especializadas.

“Eu gostaria de enaltecer a importância da assessoria parlamentar em qualquer organização, seja pública ou privada ou estatal. O destino das empresas, das pessoas, está sujeito à lei. E as leis estão ali, no Congresso Nacional. O tempo de tramitação de um projeto de lei nunca é tão rápido. O setor interessado tem que acompanhar. Lobby era considerado desonesto, mas é legítimo acompanhar os interesses de quem você representa. Temos aqui representantes dos 27 estados, nosso Sistema tem que agir em uníssono, coordenado.

A única forma de conseguirmos isso é reunir. Eu sempre participei do Sistema, cheguei a presidir o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e acompanhei a nova Lei de Licitações que já está em vigor. Enquanto presidente do Sinduscon, acompanhei e tive algumas dificuldades. Tinha comissões sem nenhum parlamentar do Distrito Federal. Espero que a gente possa colher os resultados nesse e nos próximos encontros, já que a atividade parlamentar não tem fim: ela vai embora e a gente tem que acompanhar”, discorreu o presidente em exercício do Confea.

Superintendente de Integração do Sistema, o eng. civ. Osmar Barros Júnior considerou que “em ano de eleições gerais, este Encontro vem tratar da atuação estratégica nas relações governamentais e pretende traçar um plano estratégico para o futuro. Parabéns à equipe da Apar pela escolha dos temas. Teremos dois dias de trabalhos pesados, mas com resultados satisfatórios”.

Sarah Mendes e Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)