As olimpíadas de Tóquio e as medalhas de lixo

17 de abril de 2017, às 10h34 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia
As olimpíadas do Rio de Janeiro tiveram como temática a questão ambiental, mas é na Terra do Sol Nascente que o exemplo da sustentabilidade está sendo verdadeiramente dado. O Japão pretende usar lixo tecnológico para produção de medalhas. É isso mesmo, medalhas feitas com lixo.
 
 
Pouca gente sabe, mas em um computador ou em um celular existem inúmeros elementos químicos como cádmio, cobre, ferro, potássio, manganês, sódio, níquel, zinco, chumbo, silício, arsênio, cálcio, antimônio, selênio, estanho e também ouro e prata.
 
 
No Brasil, devido a uma ausência de políticas públicas, os equipamentos eletrônicos acabam sendo descartados incorretamente, o que impede o aproveitamento dos bens minerais ali existentes. Esse descarte incorreto, além de ser um desperdício de recursos minerais é um risco, visto que vários destes elementos podem ser muito prejudiciais à saúde.
 
 
Outra questão que vale apena ser abordada, é que os elementos químicos vêm da mineração e os depósitos minerais no nosso planeta são limitados e tidos como não renováveis. Ou seja, toda vez que jogamos fora de forma incorreta, um computador ou um celular, estamos também desperdiçando recursos minerais do nosso planeta.
 
 
A lição que a olímpiada de Tóquio nos dará é que é possível atingir novos índices de sustentabilidade, nós precisamos consumir com consciência e descartar os itens consumidos com reponsabilidade. Somente assim, se garantirá que no futuro tenhamos um mundo sustentável, onde existam insumos necessários para que toda a humanidade tenha qualidade de vida.