Anac lança operação para acabar com atrasos nos aeroportos

17 de janeiro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Agência Nacional de Aviação Civil – Anac inicia, nos próximos dias, a “Operação Hora Certa”, programa de fiscalização extraordinária da qualidade da prestação dos serviços aéreos. O foco é detectar e corrigir as falhas das companhias aéreas que vêm ocasionando atrasos nos vôos domésticos e seu objetivo maior é contribuir para a regularização dos horários da aviação civil.

A expectativa da Anac é de que os primeiros efeitos positivos já sejam sentidos durante o período de Carnaval. O balanço preliminar de resultados da “Operação Hora Certa” será realizado na segunda semana de fevereiro.

Em um primeiro momento, a meta é reduzir significativamente os atrasos de mais de 1 hora nos vôos domésticos até o mês de julho de 2008. Em seguida, o alvo passará a ser a diminuição dos atrasos acima de 30 minutos.

Em terra, os fiscais da Anac atuarão junto às oficinas de manutenção das empresas, na operação de embarque de passageiros e na movimentação de aeronaves no pátio dos aeroportos. Além disso, haverá acompanhamento dos vôos, de dentro das cabines, por parte de inspetores da Agência.

Em todos os casos, serão checados os procedimentos operacionais das equipes e tripulações e também a manutenção e correto funcionamento dos equipamentos das empresas em terra e no ar. As quatro maiores companhias aéreas terão seus vôos incluídos na fiscalização extraordinária. Foram selecionadas as empresas com mais de 1% de participação no mercado doméstico brasileiro: TAM, Gol, Varig e Ocean Air.

Surpresa – Os vôos serão inspecionados por amostragem, sem conhecimento prévio da empresa aérea. A companhia mais fiscalizada será a Ocean Air, devido a seu alto índice de atrasos e cancelamentos de vôos. Em dezembro de 2007, de acordo com dados da Anac, a Ocean Air teve o pior Índice de Pontualidade entre as quatro maiores companhias aéreas do País.

Além disso, segundo dados da Infraero, nas duas primeiras semanas de janeiro a empresa vem mantendo uma média diária de mais de 40% de vôos com atrasos de mais de 1 hora, bem acima dos indicadores das demais companhias.

Durante a “Operação Hora Certa”, pelo menos 40% da frota da Ocean Air terão inspetores da Anac a bordo. Para as empresas TAM, Gol e Varig, o número de aeronaves com inspetores acompanhando os vôos será de no mínimo 20%

Fonte: Portal do Governo Brasileiro.