AMEF promove capacitação técnica para seus associados

11 de abril de 2024, às 16h44 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
presidente do Crea-MT eng. civil Juares Samaniego, Diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, e associados da Amef

Nos dias 9 e 10 de abril, a Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef) promoveu capacitação técnica sobre viabilidade, planejamento e execução florestal de excelência para os seus associados. A qualificação, ministrada pelos professores eng. florestais Celso Lima e Ranieri Souza, abordou uma variedade de tópicos relacionados à cultura florestal no Brasil e seus desdobramentos, de forma didática, totalizando 16 horas de curso. A relevância técnica da temática atraiu a participação de profissionais do interior do Estado, dos municípios de Sinop, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Diamantino, Campo Verde, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Rondonópolis, Alto Araguaia, Várzea Grande, além da capital Cuiabá, enriquecendo ainda mais os debates e contribuindo para a troca de experiências e conhecimentos.

O evento, realizado no Plenário Eng. civil Rubens Paes de Barros Filho, também contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, e da diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo.

Eng. Florestal Celso Lima

No primeiro dia, o professor Celso Lima conduziu uma discussão sobre florestas plantadas, enfatizando o importante papel do reflorestamento sustentável. Durante a interação com os participantes, Celso alertou: “Precisamos pensar em preservação, pois há chances de não ter madeira nos próximos anos”.

Uma das participantes, a eng. florestal Luciana da Silva, compartilhou sua perspectiva sobre a aula: “Está mostrando tudo, é muito interessante. O contato com a floresta plantada, que é bem diferente da nativa, agrega bastante. Permite aos engenheiros escolherem e entenderem uma área que não é a mais forte no estado de Mato Grosso”.

Eng. Florestal Ranieri Souza

Em aula com o professor eng. florestal Ranieri Souza, especialista em assessoria e consultoria florestal, foi dado enfoque no melhoramento florestal, explorando diferentes variantes e abordagens.

A eng. florestal Tainara Streck, vinda de Rondonópolis-MT para lograr conhecimento técnico, também contribuiu: “Falar sobre biomassa, entender como funciona a floresta de eucalipto e as técnicas que foram fornecidas na aula foi de muito valor”, destacou.

No segundo dia da capacitação, o professor Celso Lima abordou temas que incluem a eficiência na aplicação de produtos, repasses de implantação de dados e dicas sobre a preparação da área a ser trabalhada. Celso ainda destacou a importância da qualificação oferecida pela Amef para a prática dos engenheiros florestais. “Se o profissional estuda e entende o que está fazendo, certamente terá sucesso na produção”, advertiu.

Em ambos os dias, um coffee break aconteceu nos intervalos das aulas, garantindo espaço de socialização e networking entre os participantes e os professores.

Neste ano, a Amef comemora seu 45º aniversário, e reforça seu compromisso com a busca pela credibilidade e excelência na prestação de serviços. A entidade coloca a ciência florestal a serviço das florestas, do meio ambiente e da sociedade. Por isso, está oferecendo capacitação aos associados, o que lhes proporcionará conhecimento prático para aplicar em seus trabalhos, assim fortalecendo a associação e a engenharia florestal.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos.